Anfíbios – Exemplos, reprodução, características, respiração e tipos

Os anfíbios fazem parte da classe de animais vertebrados. Estes vivem tanto no meio aquático quanto no terrestre e possuem a pele muito fina. Saiba agora o que são anfíbios, suas principais características e os seus grupos.

O que são anfíbios? Os anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e terrestre. O vínculo desses animais é muito forte com a água, já que dependem dela para a reprodução.

A palavra anfíbio é de origem grega e significa “vida dupla”, já que estes vivem em ambientes terrestres e precisam da água para se reproduzir. Estes animais foram os primeiros vertebrados viver em ambiente terrestre, mesmo que não totalmente.

Eles possuem uma pele muito fina e por isso não estão protegidos de desidratação. Além disso, seus ovos são sem casca e, se permanecerem fora da água ou de ambientes úmidos, ficam ressecados.

Características dos anfíbios

As principais características dos anfíbios são:

  • Pulmões onde acontecem trocas gasosas;
  • Pele permeável que também auxilia nas trocas gasosas;
  • O coração possui dois átrios e um ventrículo. Isso aumenta a eficiência no transporte de sangue;
  • Tímpanos;
  • Pálpebras que protegem e realizam a limpeza dos olhos;
  • Patas bem definidas.

Além das principais características, confira como é a digestão, a pele, respiração e reprodução dos anfíbios.

Digestão dos anfíbios

A digestão dos anfíbios processa entre estômago e intestino.

Apesar de possuírem duas fileiras de dentes, eles não mastigam suas presas. Por possuírem a língua bem desenvolvida, esta captura os insetos e os lubrifica. Isso facilita a passagem no tubo digestivo.

Pele dos anfíbios

A pele dos anfíbios é permeável, vascularizada e lisa.  Através da pele é executada a troca gasosa. Além disso, ela é rica em glândulas e sempre está úmida.

Respiração dos anfíbios

Os anfíbios possuem três estruturas, que são pulmão, pele e mucosa (da boca e da faringe). Através destas acontece a respiração.

Os pulmões são formados por dois sacos sem divisão interna. Isso na fase adulta. Na fase larval, estes respiram através de brânquias, pois vivem no meio aquático.

Reprodução dos anfíbios

Reprodução dos Anfíbios
Reprodução dos anfíbios anuros

Os anfíbios são animais sexuados, com a fecundação externa. A fêmea elimina os óvulos na água e o macho os espermatozoides sobre eles. Os embriões se tornam em larvas que passam pela metamorfose e entram na fase adulta.

Tipos de anfíbios

Os anfíbios possuem três grupos, que são:

  • Ápodes ou gymnophiona 

Os ápodes ou gymnophiona são os anfíbios que não possuem pés. Sua locomoção é semelhante a de uma cobra e não possuem a capacidade de visão. A região de seus olhos pode ser composta por pele ou ossos.

Um exemplo de ápodes ou gymnophiona são as cecílias, popularmente conhecidas como cobras-cegas: Cecília (Cobra-Cega)

  • Urodelo ou caudata

Os urodelos ou caudatas são os anfíbios que possuem longas caudas. Suas patas traseiras e dianteiras possuem o mesmo tamanho.

Um exemplo de urodelo ou caudata é a salamandra:Salamandra

  • Anuros

Os anuros não possuem caudas. Esta é a característica mais marcante do grupo.

Além disso, seu corpo é curto e as patas traseiras alongadas. Isso facilita no salto e garantem a potência necessária para os manter no ar. Eles são capazes de nadar e escalar paredes.

Um exemplo de anuros, são os sapos:

SaposVeja também: Animais carnívoros – O que são, características e exemplos

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.