Animais onívoros: O que são, características e exemplos

Depois de saber o que são animais carnívoros e herbívoros, chegou a hora de conhecer os animais onívoros. Saiba quais são suas características e veja alguns exemplos.

Você já sabe que animais carnívoros são aqueles que se alimentam predominantemente de outros animais, agora precisa saber o que são os animais onívoros.

O que são animais onívoros? Os onívoros são animais que se alimentam de fonte vegetal e animal, isso quer dizer que a alimentação desses animais é bem variada. E por esse motivo, é normal classificá-los como predadores.

Além disso, esses animais participam de várias cadeias alimentares, e podem ser classificados como consumidores primários, secundários ou terciários. Sabendo isso, fica mais fácil entender o significado da palavra onívoro que tem origem do latim e significa a união dos termos “omnis” e “vorus” que significa “aquele que come tudo”.

Um fato curioso é que animais que comem carne esporadicamente não podem ser considerados onívoros, isso porque o animal é classificado como onívoro somente quando sua fonte principal de alimentação tiver um animal e uma planta.

Características dos animais onívoros

Na natureza, os animais onívoros levam vantagens sobre os animais herbívoros e carnívoros, uma vez que possuem maior diversidade alimentar a disposição na natureza. Dessa forma, essas características facilitam a adaptação e sobrevivência das espécies onívoras.

Além disso, animais onívoros possuem sistema digestório capaz de digerir vegetais e carne, além de possuirem um metabolismo capaz de processar alimentos diversificados. Saiba quais são outras características que os onívoros possuem em comum:

  • Dentes incisivos curtos;
  • Dentes caninos longos e curvos;
  • Dentes molares agudos ou chatos;
  • Músculos faciais reduzidos;
  • Unhas afiadas;
  • Não possuem enzimas digestivas na saliva;
  • pH estomacal ácido;
  • Intestino delgado curto;
  • Urina concentrada.

5 exemplos de animais onívoros

Agora que você já sabe o que é um animal onívoro, e conhece algumas de suas características, iremos te mostrar cinco exemplos desses animais. Confira:

Porco

1 Porco

Por não ter problema em se alimentar de qualquer coisa que apareça em sua frente, os porcos são um dos exemplos mais comuns de animais onívoros.

Eles possuem focinho e olfato muito desenvolvidos, por isso conseguem detectar alimentos a uma grande distância. Além disso, possuem cascos de quatro dedos que contribuem para que eles possam fazer poços para desenterrar alimentos.

No geral, porcos que vivem na natureza são herbívoros, no entanto, quando domesticados ou mantidos em fazendas, os porcos podem consumir grãos, carne, grama, frutas e vegetais.

Avestruz

2 Avestruz

Essa é a maior e mais pesada ave do mundo, e é também uma das muitas aves que tem asas mas não podem voar. Além disso, está incluída no grupo de onívoros, assim como um de seus parentes, a ema.

Esta ave vive na África, e pode correr em alta velocidade. Como o avestruz não tem dentes, engole todo o alimento, dessa forma ele pode se alimentar de plantas (flores e frutos), artrópodes, pequenos animais e até carniça.

Assim como o camelo, essa ave pode ficar muito tempo sem beber água, e sua voracidade é tão grande que às vezes consome rochas, pedras e minerais.

Urso

3 Urso

Da família dos ursos, o único que é 100% carnívoro é o urso polar, o restante está no grupo de animais onívoros que mais existem no planeta.

Apesar de possuir dentes assustadores e serem de enormes, esses animais também podem se alimentar de frutas, insetos, raízes e carne de maneira indistinta.

Quando as temperaturas caem e a comida se torna escassa, os ursos hibernam e, assim como os humanos, eles se sustentam em toda a planta do pé para caminhar, ou seja, são plantígrados.

Corvo

4 Corvo

Essa ave pode viver cerca de 15 anos e possui o corpo completamente preto, incluindo pernas e bicos. Além disso, são monogâmicos e, enquanto jovens, se movimentam em grupos, posteriormente, na fase adulta, vivem em pares no mesmo território até morrerem.

Existem oito subespécies dessa ave, sendo todas onívoras e comem de tudo, como por exemplo: cereais, carniça, insetos, frutas, pequenos animais e até desperdício de comida.

Cachorro

5 Cachorro

Os cães, assim como outros animais da mesma espécie, como lobos e raposas, são onívoros, ou seja, podem comer quase qualquer alimento.

Apesar de cachorros domésticos se alimentarem, na maioria das vezes, só de ração, o organismo deles está preparado para diferentes tipos de alimentos, incluindo: frutas, verduras e cereais.

Entre os alimentos que não podem ser consumidos pelos cães e animais de espécies semelhantes, estão: chocolate, molhos, berinjela, carne de porco e doces. Esses alimentos podem adoecer ou intoxicar o animal.

Veja mais sobre o reino animal:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.