Animais vertebrados

Vamos conhecer os animais que substituíram a notocorda por vértebras? Continue lendo!

Os animais vertebrados possuem vértebras que compõem uma coluna vertebral, por isso pertencem ao filo Chordata.

A coluna vertebral é a principal característica desses animais, ela substituiu a notocorda dos invertebrados. No entanto, ela não está presente em todos os vertebrados.

Os ágnatos, também chamados de ciclostomados, são peixes primitivos que não têm mandíbulas e maxilas. As lampreias, as mixinas e os ostracodermes fazem parte desse grupo.

Características dos vertebrados

  • Possuem medula espinhal;
  • Têm vértebras organizadas numa coluna vertebral;
  • Esqueleto interno;
  • Possuem tecidos: conjuntivo, epitelial, vascular, muscular e nervoso;
  • Sistema nervoso central;
  • Sistema muscular;
  • Sistema circulatório com coração;
  • Sistema respiratório por brânquias ou pulmões;
  • Pele em camadas, sendo duas principais: derme e epiderme.

Classificação dos vertebrados

No que se refere à classificação dos vertebrados, esse subfilo inclui cinco classes: peixes, répteis, anfíbios, aves, mamíferos e ciclostomados.

Peixes

Os peixes podem tanto possuir esqueleto cartilaginoso, como os tubarões e as raias, quanto ósseo, como sardinha, bagre e dourado.

A epiderme dos peixes possui muitas camadas com glândulas mucosas que liberam uma secreção que deixa a pele lisa, o que facilita o deslocamento na água. Muitos peixes também possuem anexos epidérmicos, conhecidos como escamas.

Em geral, os peixes têm mandíbulas e dentes, o sistema digestório é completo e a digestão é extracelular. O coração possui apenas duas cavidades e a sistema cardiovascular é fechado. A respiração é branquial e a excreção ocorre através dos rins.

Na maioria dos casos, os peixes são dioicos e a fecundação é interna.

Vertebrados - Peixes
Exemplo de vertebrados – Peixes
Vertebrados - Esqueleto dos peixes
Exemplo de vertebrados – Esqueleto dos peixes

Anfíbios

Os anfíbios são um grupo de vertebrados que fazem a transição do meio aquático para o terrestre. A maioria vive em água doce ou próximos a ela, em ambientes muito úmidos.

Eles apresentam muitas novidades evolutivas se comparados aos peixes. O coração dos anfíbios, por exemplo, possui três cavidades, o que melhora a eficiência do transporte sanguíneo. O sistema cardiovascular é fechado.

A pele dos anfíbios é permeável, fina, vascularizada, rica em glândulas e está sempre úmida. As trocas gasosas com o meio ambiente acontecem tanto pela pele quanto pelos pulmões.

O esqueleto deles possui cinturas escapular e pélvica, que prendem os membros. Os anfíbios possuem tímpanos que transmitem sinais sonoros e pálpebras que protegem e auxiliam na limpeza dos olhos.

Os anfíbios são dioicos com fecundação externa na maioria das vezes. O desenvolvimento é indireto, eles passam por metamorfose.

Vertebrados - Anfíbio
Exemplo de vertebrados – Anfíbio
Vertebrados - Esqueleto dos anfíbios
Exemplo de vertebrados – Esqueleto dos anfíbios

Répteis

Os répteis são animais terrestres. A respiração dos répteis é pulmonar e eles possuem pulmões maiores que os dos anfíbios. A excreção é de ácido úrico que requer pouca água para ser eliminado.

Eles possuem a pele impermeável, com epiderme coberta por queratina. Os anexos epiteliais podem ser escamas, placas ósseas e garras.

Sistema digestório é completo, a digestão é extracelular, o sistema cardiovascular é fechado e o coração tem três cavidades.

Eles são ovíparos com ovo grande contendo casca e membranas que garantem a proteção e a nutrição do embrião. A fecundação é interna e ocorre antes da formação da casca do ovo.

Vertebrados - Répteis
Exemplo de vertebrados – Répteis
Vertebrados - Esqueleto dos répteis
Exemplo de vertebrados – Esqueleto dos répteis

Mamíferos

Os mamíferos são encontrados em quase todos os ambientes do planeta Terra. Isso se deve ao fato desse grupo ter muitos mecanismos para economia de água e manutenção da temperatura interna do corpo, além de sistemas nervoso e muscular bastante desenvolvidos.

A principal característica desse grupo é a presença de glândulas mamárias para alimentar o filhote. Eles são animais dioicos, a fecundação é interna e o desenvolvimento é intrauterino.

Além das duas camadas de pele triviais, a derme e a epiderme, os mamíferos também possuem a hipoderme. A hipoderme é uma camada subcutânea que pode exercer tanto a função de reserva energética quando de isolante térmico.

Os dentes dos mamíferos são especializados em rasgar, cortar, prender e triturar alimentos duros e moles. Eles possuem um músculo chamado diafragma que separa o tórax do abdômen e regulam o movimento respiratório.

O sistema nervoso central dos mamíferos é mais desenvolvido que de todos os outros vertebrados. O sistema cardiovascular é fechado e o coração possui 4 cavidades.

Vertebrados - Mamíferos
Exemplo de vertebrados – Mamíferos
Vertebrados - Esqueleto dos mamíferos - Cachorro
Exemplo de vertebrados – Esqueleto dos mamíferos – Cachorro
Vertebrados - Mamíferos - Humanos
Exemplo de vertebrados – Mamíferos – Humanos

Aves

As aves podem ocupar os mais diversos ambientes do planeta. Como a maioria delas pode voar, a dispersão desses animais é enorme.

Eles possuem uma exclusividade: o corpo recoberto por penas, que são importantes tanto para o voo quanto para a endotermia.

Os ossos das aves são pneumáticos, ou seja, possuem uma cavidade cheia de ar que faz com que eles sejam menos densos e mais leves, facilitando o voo.

A pele é seca e impermeável, a epiderme queratinizada e só apresentam a glândula uropigiana que libera uma secreção para impermeabilizar as penas.

Além das penas, as aves possuem bicos rígidos e impermeáveis, com formatos podendo variar muito entre as espécies e que ajudam na alimentação.

O sistema digestório é completo, a digestão é extracelular e eles possuem órgãos digestivos especializados como papo e moela.

Vertebrados - Aves
Exemplo de vertebrados – Aves
Vertebrados - Esqueleto das aves
Exemplo de vertebrados – Esqueleto das aves
Vertebrados - Bicos de aves
Exemplo de vertebrados – Bicos de aves

Curiosidades

  • Os vertebrados existem há cerca de 470 milhões de anos, desde a era Paleozoica.
  • Existem cerca de 50 mil espécies de vertebrados conhecidas.
  • Os vertebrados são os animais com organismos mais complexos do planeta.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.