Antonio Gramsci – Biografia, resumo, frases, livros

Sendo uma das referências essenciais do pensamento de esquerda no século 20, Antonio Gramsci marcou a história da política mundial.

Quem foi Antonio Gramsci? Antonio Gramsci foi um dos fundadores do Partido Comunista da Itália. Além disso, foi um filósofo marxista, jornalista, crítico literário e político italiano. Sua história é baseada em suas lutas, em seu martírio no cárcere e também em suas vitórias.

Trata-se do primeiro teórico marxista a compreender que a revolução na Europa Ocidental teria que se desviar muito do rumo seguido pelos bolcheviques russos.

Segundo Gramsci, o objetivo da batalha pela mudança é conquistar, um a um, todos os instrumentos de difusão ideológica (escolas, universidades, editoras, meios de comunicação social e sindicatos), já que os principais confrontos ocorrem nas esferas culturais e não nas fábricas, nas ruas ou nos quartéis, como muitos pensam.

Biografia

Antonio Gramsci nasceu em 23 de janeiro de 1891 em Ales, província de Cagliari, na Ilha de Sardegna. Filho de uma família humilde e numerosa, já na infância Gramsci foi diagnosticado com uma uma doença que o deixou corcunda e prejudicou seu crescimento.

Na idade adulta, sua altura não chegava mais do que 1,50 metro, sem falar em sua saúde frágil. Aos 21 anos, foi estudar letras em Turim, onde atuou como jornalista, onde disseminava seus pensamentos de esquerda.

Participou de comissões de fábrica e fez parte da fundação do Partido Comunista Italiano em 1921. Em 1926 foi preso pelo regime fascista de Benito Mussolini. Na prisão, escreveu os textos reunidos em Cadernos do Cárcere e Cartas do Cárcere, a qual foi inspiração para o eurocomunismo – a linha democrática seguida pelos partidos comunistas europeus na segunda metade do século 20.

Além disso, o intelectual italiano Antônio Gramsci refletiu sobre hegemonia cultural, conferindo-lhe novo status. Gramsci observava a historia italiana e seu desenvolvimento influenciava as relações de classe e os grupos intelectuais na produção da cultura deste país. Gramsci cumpriu dez anos, morrendo numa clínica de Roma em 1937.

Antonio Gramsci Livros

 

Caderno do cárcere

Nesta obra está condensado a maior parte de suas ideias, que abrangem desde a teoria política até conceitos sobre filosofia e educação.

Dicionário Gramsciano

Não sendo de autoria do próprio Gramsci, a obra formula um verdadeiro léxico para expressar a teoria política do político. É uma linguagem que, com frequência, inventa ou reinventa palavras, enriquecendo-as com novos significados: americanismo e fordismo, hegemonia, filosofia da práxis, molecular, nacional-popular, Oriente-Ocidente, revolução passiva, vontade coletiva e tantas outras.

The Antonio Gramsci Reader: Selected Writing

Concepção dialética da história

 

Antonio Gramsci Frases

Sua visão de mundo refletia em sua prática política, e como Deputado e Secretário do Partido Comunista Italiano sempre pregou a busca dos elementos revolucionários e inovadores. Confira algumas de suas frases marcantes:

O Estado é a organização económico-política da classe burguesa. O Estado é a classe burguesa na sua concreta força atual.

 

Todo Estado é uma ditadura.

 

A indiferença atua poderosamente na história. Atua passivamente, mas atua. É a fatalidade; e aquilo com que não se pode contar; é aquilo que confunde os programas, que destrói os planos mesmo os mais bem construídos.

Marx significa a entrada da inteligência na história da humanidade, significa o reino da consciência.

 

Existem dois tipos de políticos: os que lutam pela consolidação da distância entre governantes e governados e os que lutam pela superação dessa distância.

 

A crise consiste precisamente no fato de que o velho está morrendo e o novo ainda não pode nascer. Nesse interregno, uma grande variedade de sintomas mórbidos aparecem.

Todos os homens do mundo na medida em que se unem entre si em sociedade, trabalham, lutam e melhoram a si mesmos.

A autoridade do partido comunista, ou do partido que conduzir o processo, será onipresente e invisível como um decreto divino. A maioria obedecerá sem saber que está obedecendo.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.