Inep oferece apostilas grátis para preparação do Encceja

Candidatos farão exame para certificação de escolaridade no dia 29 de agosto. 1,6 milhão de participantes estão confirmados.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) acontece no dia 29 de agosto. Milhões de estudantes devem participar desta edição da prova. O programa é voltado para pessoas que não concluíram os estudos na idade adequada. Através do Encceja, o cidadão consegue obter diploma de ensino fundamental e de ensino médio também. 

Leia mais: Jovem Aprendiz: Sabesp abre processo seletivo para contratação de 495 pessoas

Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 1,6 milhão de participantes estão confirmados. Os gabaritos das provas deverão ser divulgados no dia 1º de setembro. As informações são da Agência Brasil de Notícias.

Inicialmente, o exame estava previsto para acontecer no dia 25 de abril deste ano. Por conta do agravamento da crise sanitária provocada pela pandemia, as provas foram adiadas.

Provas de anos anteriores podem ser conferidas

Para todos os candidatos que estão se preparando para a avaliação, vale a pena dar uma conferida no site do Inep. Lá estão disponíveis apostilas gratuitas, além das provas de anos anteriores e dos respectivos gabaritos. 

O certificado de conclusão de ensino fundamental pode ser obtido após avaliação em duas etapas. A primeira, composta por ciências naturais e matemática, será aplicada pela manhã. A prova de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física, redação, história e geografia, à tarde. 

Vale destacar que existe exigência de idade mínima. Para obter essa certificação é necessário ter pelo menos 15 anos completos no dia do exame. 

O certificado de conclusão de ensino médio pode ser obtido da mesma maneira. Pela manhã, a prova terá as disciplinas de ciências da natureza e matemática. Enquanto linguagens, redação e ciências humanas ocorrem à tarde. Para fazer essas provas, é preciso ter pelo menos 18 anos completos. 

De acordo com o Inep, a oportunidade é maior do que apenas a conquista de um certificado. O exame oferece parâmetros para autoavaliação. Eles podem orientar os inscritos na continuidade da formação e na colocação no mercado de trabalho.

Vale destacar que os resultados do Encceja também são usados como referência nacional de avaliação. É possível, por exemplo, que os gestores educacionais utilizem esses dados para entender o cenário educacional. 

Dessa forma, outro objetivo é evitar que estudantes se atrasem na formação ou mesmo que abandonem os estudos.

Todas as informações estão disponíveis em: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial 

você pode gostar também

Comentários estão fechados.