Aranhas tarântulas

Os animais desse filo conquistaram com eficiencia todos os habitats possíveis, por isso podemos encontra-los realmente em qualquer lugar do planeta!

As aranhas são conhecidas como aracnídeos porque são as principais representantes da classe Arachnida, pertencente ao filo Arthropoda e ao reino Animalia.

Os animais desse filo conquistaram com eficiência todos os habitats possíveis. Por isso, podemos encontrá-los realmente em qualquer lugar do planeta!

Vamos conhecer a aranha tarântula!

Características e estruturas

Em relação à estrutura, as tarântulas possuem o corpo segmentado em cefalotórax e abdômen, quatro pares de patas no cefalotórax, não têm asas e antenas, têm um par de pedipalpos preensores e um par de quelíceras inoculadoras de veneno.

Todos os artrópodes, incluindo os aracnídeos, possuem um esqueleto externo chamado de exoesqueleto de quitina. Essa é uma característica adaptativa super importante, por ser composto principalmente de quitina, uma substância glicoproteica impregnada com várias camadas de cera.

Exoesqueleto de quitina- aranha

Alimentação das tarântulas

As aranhas possuem atividade predatória que envolve os pedipalpos como instrumento de captura e as quelíceras como vias para inocular veneno.

Após a imobilização da vítima que, normalmente, são pequenos insetos e vertebrados a digestão é feita através de enzimas digestórias que são liberadas pela boca delas, num processo de digestão extracorpórea.

O suco resultante da ação enzimática é sugado pela aranha e levado até o intestino para digestão final e absorção dos nutrientes.

Reprodução das tarântulas

As aranhas são animais dióicos, isto é, possui indivíduos com sexos separados. A fecundação é interna, mas não existe cópula. O macho ejacula seu esperma em uma teia espermática e armazena no seu pedipalpo.

Então o macho aguarda até que a fêmea esteja na posição correta para que ele introduza o esperma na abertura genital dela. Esse pode gerar até 3 mil ovos que ficam armazenados em uma ooteca feita de teia. A fêmea exerce cuidados parentais até que os ovos eclodam.

Ovos de aranha

Classificação das tarântulas

As tarantulas pertencem ao Reino Animalia, Filo Arthropoda, Classe Arachnida.

Aranha tarântula é venenosa?

A tarantula é uma aranha do gênero Lycosa e, apesar de serem grandes e imponentes, elas têm um veneno de poder fraco mas que, ainda assim pode causar uma dor intensa no local.

O tratamento para essa picada é apenas cuidar dos sintomas dolorosos. Logo, ela não é uma aranha com veneno perigoso para a vida humana.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.