Arte e Literatura na Idade Média

A arte e literatura no período da Idade Média passaram por diversas transições e grande influência da Igreja Católica.

A arte durante a Idade Média foi diferente com base na localização na Europa, bem como no período de tempo. No entanto, em geral, a arte da Idade Média pode ser dividida em três períodos e estilos principais: Arte Bizantina, Arte Românica e Arte Gótica.

Grande parte da arte na Europa durante a Idade Média foi arte religiosa com temas católicos. Os diferentes tipos de arte incluíam pintura, escultura, trabalho em metal, gravuras, vitrais e manuscritos.

O fim da Idade Média é muitas vezes sinalizado por uma grande mudança na arte com o início do período da Renascença.

Arte bizantina

O início da Idade Média é muitas vezes chamado de Idade das Trevas. Este é o período de tempo de 500 a 1000 d.C. A principal forma de arte durante esse tempo foi a arte bizantina, produzida por artistas do Império Romano do Oriente, também chamado ‘Byzantium’.

arte-bizantina
Exemplo de Arte Bizantina

A arte bizantina foi caracterizada por sua falta de realismo. Os artistas não tentaram tornar suas pinturas realistas, mas focaram no simbolismo de sua arte. As pinturas eram planas, sem sombras e os assuntos eram geralmente muito sérios e sombrios. Os temas das pinturas eram quase inteiramente religiosos, com muitas pinturas sendo de Cristo e da Virgem Maria.

Arte Românica

O período da Arte Românica começou por volta de 1000 d.C e durou até cerca de 1300 d.C, com o início do período da Arte Gótica. A arte anterior a esta é chamada pré-românica. A arte românica foi influenciada pelos romanos e pela arte bizantina.

Arquitetura Romântica
Exemplo de Arquitetura Romântica: Igreja Notre-Dame la Grande de Poitiers, França

Seu foco estava na religião e no cristianismo. Incluía detalhes arquitetônicos como arte em vitrais, grandes murais em paredes e tetos abobadados e esculturas em prédios e colunas. Também incluiu arte manuscrita e escultura iluminadas.

Arte gótica

A arte gótica surgiu da arte românica. Artistas góticos começaram a usar cores mais brilhantes, dimensões e perspectivas, e se moveram em direção a mais realismo.

Arquitetura Gótica
Exemplo de Arquitetura Gótica: Catedral de Milão, na Itália

Eles também começaram a usar mais sombras e luz em sua arte e experimentaram novos assuntos além da religião, incluindo animais em cenas míticas.

Artistas da Idade Média

Muitos dos artistas do início da Idade Média são desconhecidos para nós. Alguns dos mais famosos viveram durante a última parte da Idade Média e muitas vezes são considerados parte do início do Renascimento . Aqui estão alguns artistas que fizeram um nome para si mesmos no final da Idade Média:

  • Donatello – Uma escultor italiano conhecido por suas estátuas de Davi, Maria Madalena e Madonna.
  • Giotto – artista italiano do século 13, famoso por seus afrescos na capela Scrovegni em Pádua, Itália.
  • Benvenuto di Giuseppe – Também chamado de Cimabue, este artista italiano de Florença era conhecido por suas pinturas e mosaicos.
  • Ambrogio Lorenzetti – Um pintor italiano do movimento gótico, ele é famoso por seus afrescos, a alegoria do bom governo e a alegoria do mau governo.

Literatura

A maior parte da literatura produzida durante a Idade Média foi escrita por clérigos religiosos e monges. Poucas outras pessoas sabiam ler e escrever. Muito do que eles escreveram foi hinos, músicas ou sobre Deus. Alguns também escreveram documentos filosóficos sobre religião.

Um dos livros mais populares da Idade Média foi a Lenda de Ouro, pelo arcebispo de Gênova Jacobus de Voragine. Contava histórias sobre a vida dos santos durante os tempos medievais. Alguns livros seculares, que não são religiosos, foram escritos também.

Aqui estão algumas das mais famosas obras literárias da Idade Média:

  • Beowulf – autor desconhecido. Este poema épico foi escrito na Inglaterra, mas conta a história do herói Beowulf na Escandinávia.
  • Os contos de Canterbury – por Geoffrey Chaucer. Uma série de contos que retratam a visão de Chaucer sobre a sociedade inglesa na época.
  • Hino de Caedmon – Este hino, gravado por um monge, é o mais antigo poema inglês da Idade Média.
  • A Divina Comédia – de Dante Alighieri. Muitas vezes considerada uma das maiores obras da literatura mundial, esta história descreve a visão de Dante da vida após a morte.
  • O livro de Margery Kempe – por Margery Kempe. Este livro é considerado a primeira autobiografia escrita em inglês.
  • A História Eclesiástica do Povo Inglês – de Venerable Bede. Esta história da igreja inglesa deu à Bede o título “pai da história inglesa”.
  • O Decameron – por Giovanni Boccaccio. Este livro tem várias histórias e descreve a vida na Itália do século XIV.
  • As Viagens de Marco Polo – por Marco Polo. Este livro conta a história de como Marco Polo viajou para o extremo oriente e a China.
  • Le Morte d’Arthur – por Sir Thomas Malory. Este livro conta a história do lendário rei Arthur.
  • Piers Ploughman – por William Langland. Este poema alegórico fala de um homem em busca da verdadeira vida cristã.
você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.