As 20 melhores cidades para se viver bem no Brasil

Na busca por qualidade de vida, saiba quais são as melhores cidades para se viver bem no Brasil.

Cidades com boas condições para se viver é sempre o ideal para quem busca conforto, boa educação, saúde, infra-estrutura e serviços de qualidade com uma vida agradável. Assim, é sempre grande a procura por lugares ideais para se morar e ter um bom desenvolvimento humano e padrão de vida.

Com nisso, nós desenvolvemos uma lista com as 20 melhores cidades para se viver no Brasil para quem procura esses indicadores, com base na pesquisa por melhores indicadores de qualidade de vida, baseados no de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), realizada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

1- São Caetano do Sul (SP)

São Caetano do Sul - São Paulo

Considerada a melhor cidade para se viver no Brasil, localizada no estado mais populoso do país, São Caetano do Sul é uma das poucas cidades do Estado de São Paulo que não é atravessada por uma rodovia nacional ou estadual.

2- Águas de São Pedro (SP)

Águas de São Pedro - São Paulo

Conhecida pelo seu poder medicinal por ter águas hidrominerais, é bastante atraída pelos turista e se localiza no interior do Estado de São Paulo.

3- Florianópolis (SC)

Florianópolis

É o segundo município mais populoso de Santa Catarina e apresenta o melhor nível IDH do país. A cidade é um importante centro de navegação e tem sua economia voltada para a tecnologia de informação e para o turismo.

4- Balneário Camboriú (SC)

Balneário CamboriúLocalizada no litoral do Estado de Santa Catarina, é conhecida por suas belas praias e colinas que caem até o mar. A região é um dos principais pontos turísticos da América do Sul e sua população aumenta durante o verão em até 4 vezes.

5- Vitória (ES)

Vitória - Espírito SantoA cidade tem grandes expectativas de crescimento e com grande qualidade de vida, sendo a 5ª cidade com melhor IDH do país. Segundo o estudo feito em 2017 pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, é a 9ª melhor cidade para se envelhecer no país.

6- Santos (SP)

Santos - São PauloÉ a maior cidade do litoral paulista, abrigando o maior porto da América Latina e tem a maior participação econômica da Região Metropolitana da Baixada Santista.

7- Niterói (RJ)

Niterói - Rio de JaneiroÉ o segundo município com maior média de renda domiciliar per capita mensal do Brasil e um dos principais centros financeiros, comerciais e econômicos do Estado do Rio de Janeiro.

8- Joaçaba (SC)

Joaçaba - Santa CatarinaConsiderada o polo econômico e político do meio-oeste catarinense, localizada estrategicamente no centro da região. Joaçaba é um dos palcos históricos do país pois foi um dos principais locais onde aconteceu a Guerra do Contestado, entre 1912 e 1916.

9- Brasília (DF)

Brasília - Distrito FederalFamosa pelo seu interessante plano urbanístico, realizado por Oscar Niemeyer e Lucio Costa, em formato de avião conhecido como “Plano Piloto”. Seu planejamento é dividido em setores, com ruas largas e prédios residenciais localizados em grandes áreas urbanas, sendo Brasília a maior das cidades construídas no século XX do mundo.

10- Curitiba (PR)

Curitiba - ParanáA capital com menor taxa de analfabetismo no Brasil. Foi fundada a partir de um pequeno povoado bandeirante, antigamente localizado na estrada entre Sorocaba-SP e Viamão-RS. Curitiba teve um grande crescimento urbano e atraiu muitos imigrantes europeus, em sua maioria vindo da Alemanha, Polônia Ucrânia e Itália.

11- Jundiaí (SP)

Jundiaí - São PauloÉ um dos municípios mais seguros e com o melhor saneamento básico do país. O nome da cidade faz referência ao Rio Jundiaí e significa “rio dos jundiás” em tupi. Tem como uma das paisagens mais marcantes a Serra do Japí, uma região da Mata Atlântica conservada e conhecida como “Castelo de Águas.

12- Valinhos (SP)

Valinhos - São PauloFaz parte da região metropolitana de Campinas, conhecida como Capital do Figo Roxo, apesar de ser uma grande produtora de goiabas e cidade natal do sambista Adoniran Barbosa.

13-Vinhedo (SP)

Vinhedo - São PauloLocalizada no interior do Estado de São Paulo, nascida a partir da plantação de café exercida na região, é uma das cidades que mais atrai migração de pessoas de diversas partes do país devido aos seu elevado nível de IDH.

14- Santo André (SP)

Santo André - São PauloSurgiu a partir do povoado em torno da estação de trem São Bernardo, hoje chamada Estação Prefeito Celso Daniel, da estrada de ferro Santos-Jundiaí. É considerada a quinta melhor cidade do país para criar filhos.

15- Araraquara (SP)

Araraquara - São PauloA cidade é formada pela sede e pelos distritos de Bueno de Andrada e Vila Xavier. O nome Araraquara tem origem tupi arará kûara, que significa buraco de araras. Tem um índice de de educação acima da média do país, sendo a média nacional 0,849 e da cidade 0,915.

16- Santana de Parnaíba (SP)

Santana de Parnaíba - São PauloCidade que teve papel importante para o início das atividades dos bandeirantes, foi fundada perto da cachoeira já denominada pelos indígenas de Parnaíba, com significado de “muitas ilhas”. É onde é localizada a Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa.

17- Nova Lima (MG)

Nova Lima - Minas GeraisLocalizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fazendo fronteira com a capital e atraindo moradores de alta renda para morar nos condomínios de luxo. Contém várias minas em seu território, das quais são extraídas diferentes minérios, entre eles ouro e ferro.

18- Ilha Solteira (SP)

Ilha Solteira - São PauloCidade do interior de São Paulo, localizada na divisa do estado com Mato Grosso do Sul. É um dos principais pontos da hidrovia Tietê-Paraná, principal meio de transporte do Mercosul.

19- Americana (SP)

Americana - São PauloFoi primeiramente povoada por imigrantes portugueses, africanos e italianos, que chegaram a formar o maior grupo étnico da região. Porém, com a chegada dos estadunidenses eles passaram a ter mais influência e desempenhar maior papel econômico agrícola e têxtil na região, o que permanece até os dias de hoje.

20- Belo Horizonte (MG)

Belo Horizonte - Minas GeraisUma das cidades com maior influência política, econômica e cultural, sendo a 6ª maior cidade do país. É cercada pela Serra do Curral, que lhe fornece uma moldura natural.

Leia também: Conheça as 25 maiores cidades do mundo

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.