Atividades de Alfabetização para Imprimir

As atividades educativas são excelentes auxiliares no processo de alfabetização das crianças. Por isso, fizemos uma seleção somente com elas. Confira!

As atividades educativas, que podem ser desenvolvidas tanto pelos professores, quanto pelos pais, são muito mais que um momento de aprendizado. Elas são um estímulo para que as crianças entrem em contato com o mundo do saber de uma forma muito especial.

Para eles, é um momento mágico, onde vão começar a ver a realidade a sua volta com outra perspectiva. Nesta fase eles começam a reconhecer as letras, formar as primeiras sílabas e palavras. Isso faz com que façam novas descobertas diariamente.

As atividades de alfabetização, podem ir muito além de ensinar e aprender as letras e palavras. Por meio delas é possível criar e contar histórias e ainda usar meios para despertar a criatividade, de modo que as crianças se sintam mais envolvidas e motivadas no processo de aprendizagem.

Esse estímulo intelectual, feito de maneira adequado, e desde os primeiros anos de educação, é capaz de proporcionar uma vida escolar futura, como no ensino fundamental, por exemplo, mais prazerosa. Isso porque ainda pequenos eles terão adquirido gosto pelo conhecimento.

Para os educadores, alfabetizar as crianças é sempre um desafio. Em um mundo onde ele já nascem conectadas à tecnologia, nem sempre é fácil mantê-los motivados a realizar as atividades tradicionais.

Por isso, a união entre escola e família é extremamente importante, ou seja, um complementa o outro. Em casa, muitos pais, em função do trabalho, têm pouco tempo para desempenhar este papel. Mas é preciso ressaltar que um acompanhamento mais atento dos pais é primordial para o desenvolvimento das crianças.

É importante frisar que os exercícios educativos fazem parte do processo de desenvolvimento cognitivo, motor e social. Possuem, portanto, a capacidade de melhorar as habilidades que o aluno já tem e ainda desperta muitas outras.

Pensando em todos os benefícios, o Escola Educação fez uma lista com as melhores atividades de alfabetização. Aqui, educadores e pais podem encontrar uma série de opções, que certamente vão se enquadrar às necessidades da turma. Confira e imprima gratuitamente!

Atividades de Alfabetização

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.