Atol das Rocas – Principais características, localização, espécies e clima

Conheça a reserva biológica Atol das Rocas. Essa área possui um clima que facilita a adaptação de diversas espécies, se tornando então uma área destinada somente à preservação.

Atol das Rocas é uma reserva biológica localizada a 267 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Essa área é vista como o melhor local para realizar estudos sobre a vida marinha no território brasileiro.

Além de possuir uma beleza inigualável, as duas ilhas que formam o Atol das Rocas possuem o clima que contribui para a vida de diversas espécies de seres vivos. Por isso, acabou se tornando um abrigo para os mais variados animais.

Toda essa importância fez essa área ser destinada somente para preservação, ou seja, o turismo é proibido. A entrada só é permitida para pesquisadores e estudantes. Quem regula a entrada e saída de pessoas é o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente.

Principais características do Atol das Rocas

Imagem aérea do Atol das Rocas
Imagem aérea do Atol das Rocas (Foto: Arquivo ICMBio)

As principais características do Atol das Rocas são:

  • As águas ao redor são muito rasas. Por isso, é perigoso a navegação;
  • As areias do atol são de origem biológica. Elas são constituídas principalmente por elementos calcários de algas coralináceas;
  • Não possui habitantes;
  • Não é permitido visitações;
  • É um dos principais patrimônios ecológicos brasileiros.

Localização geográfica

O Atol das Algas é localizado a 267 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte e a 148 quimômetros de Fernando de Noronha. Sua área é estimada em 378,2 km (37.820 hectares).

Espécies animais

Essa área é de grande importância, pois permite a reprodução de várias espécies de animais. Além de ser um bom abrigo para esses seres. No geral, a maioria dos animais do Atol são aves, principalmente andorinha-do-mar, atobás, fragatas e viuvinha.

Aves marinhas no Atol das Rocas
Aves marinhas no Atol das Rocas (Foto: Maurizélia de Brito)

Já nas águas, as principais espécies encontradas são: algas, crustáceos, diversas espécies de peixes e moluscos.

Foram identificadas pelo menos 121 tipos de algas, formadas principalmente pelas algas epífitas (não visíveis a olho nu). Além de serem catalogadas pelo menos 147 espécies de peixes.

Clima

Segundo a Marinha brasileira, o clima do Atol das Rocas é muito semelhante ao da ilha Fernando de Noronha. Sendo assim, em dias chuvosos, os níveis de chuva chegam a 250mm em abril e 6mm em outubro. Em todos os meses, a umidade relativa chega a uma média de 80% ou mais. Seu bioma é Marinho Costeiro.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.