Australiano encontra meteorito raro enquanto procurava por ouro

Imagine achar uma pedra acreditando ser ouro, mas descobrir é algo raro? Conheça o caso do australiano que encontrou um meteorito raro.

O distrito de Maryborough, em Goldfields (Austrália) foi local de grande extração de ouro no passado. Por isso, muitas pessoas costumam passear por essa região com detectores de metais em busca de ouro ou outros metais preciosos. Esse é o caso de David Hole, um australiano que encontrou um meteorito raro enquanto procurava por ouro.

Em 2015, enquanto caminhava por Goldfields com seu detector de metais, Hole encontrou uma grande rocha. Ele acreditava que havia ouro dentro dela, então resolveu levar para casa.

Após tentar abrir a rocha de inúmeras formas e não conseguir, tentando até mesmo usar ácido no material, David decidiu levá-la até o Museu de Melbourne para que os especialistas o ajudassem a descobrir do que era feita aquela rocha.

A pedra era na verdade meteorito

Ao chegar no museu, a rocha passou pela avaliação do geólogo Dermot Henry, que constatou ser de fato um meteorito com cerca de 4,6 bilhões de anos!

Esse meteorito pesava cerca de 17kg e parecia ter sido esculpido, pois sua superfície era bem lisa, além de ter muito ferro em sua composição.

Por conta do alto teor desse mineral, o geólogo o classificou como “condrito comum de 5º categoria”, ou seja, um tipo “comum” de meteorito.

Henry acredita que essa rocha veio do cinturão de asteroides entre Júpiter e Marte. Esse cinturão agrupa materiais que datam do início do sistema solar e pode fornecer informações importantes sobre esse período, como a idade e formação do nosso sistema.

Ele ainda afirma que – provavelmente – o meteorito caiu aqui na terra entre cerca de 100 e 1000 anos atrás! Isso porque nesse período muitas pessoas avistaram objetos caindo do céu em Maryborough.

Você deve estar se perguntando se David voltou para casa com o meteorito, não é mesmo? A resposta é não. Na Austrália, os artefatos espaciais pertencem ao governo e se tornam “propriedade pública”.

No entanto, ainda não se sabe se David vai ganhar algum valor por ter achado esse meteorito.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.