Autofagia

Esse é um processo para degradação de partes celulares que não estão ativas para o metabolismo celular.

A autofagia é uma palavra que deriva do grego auto, que significa eu, e fagiaque significa comer, ou seja, o termo se refere a digerir partes de si mesmo. Esse termo começou a ser utilizado em 1963 pelo cientista bioquímico Christian de Duve em um simpósio sobre lisossomos.

A descoberta de Duve sobre os lisossomos e suas funções de reciclagem de componentes fez com que ele ganhasse o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina.

Nessa época, os cientistas pensavam que a autofagia era uma forma de induzir a célula à morte. No entanto, descobriu-se que esse é um processo que garante que as células sobrevivam por mais tempo.

Em 1990, o cientista Yoshinori Ohsumi começou a aprofundar os estudos sobre a autofagia e conseguiu identificar 15 genes que participam desse processo.

Os estudos dele contribuíram para o tratamento do câncer e de doenças neurológicas. Em 2016, Ohsumi recebeu o Prêmio Nobel de Medicina pelas suas descobertas sobre o mecanismo da autofagia.

Por que a autofagia acontece?

O processo de autofagia faz uma reciclagem celular, ele degrada e reabsorve componentes celulares que já não eram mais necessários para a célula ou que estavam velhos.

A autofagia pode eliminar células saudáveis ou tumorais, organelas desgastadas, envelhecidas ou que perderam sua função. Todos os componentes dessas estruturas são reaproveitados pela célula.

Ela é um processo importante para que o metabolismo celular aconteça, pois mantém o equilíbrio entre produção e degradação de componentes das células.

Como ocorre a autofagia?

Para que a autofagia aconteça, as células englobam porções do próprio citoplasma que contém o componente a ser degradado, formando assim os vacúolos autofágicos, chamados de autofagossomos.

O autofagossomo se une a um lisossomo que contém enzimas digestivas que irão degradar o conteúdo. Em alguns casos, pode ocorrer a ruptura do lisossomo liberando as enzimas digestivas no citoplasma da célula, levando-a à morte, esse processo é chamado de autólise.

Autofagia - Como ocorre o processo
Autofagia – Como ocorre o processo

Quando ocorre a autofagia?

A autofagia ocorre quando a célula precisa manter o equilíbrio para garantir suas atividades metabólicas normais, portanto ela ocorre quando:

  • Há um acúmulo de organelas defeituosas;
  • Há um acúmulo de proteínas desnecessárias;
  • Falta de fontes de energia;
  • Altas temperaturas;
  • Falta de oxigênio.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.