Bacteriófagos

Bacteriófagos são vírus que infectam bactérias! Vamos conhecê-los?

Os bacteriófagos, também chamados de fagos, são tipos específicos de vírus que parasitam as bactérias. Eles se grudam as bactérias e perfuram a parede celular delas para injetar o DNA viral.

Assim, a bactéria irá replicar o DNA viral, ou seja, o vírus se aproveita do metabolismo celular da bactéria para se reproduzir, já que os vírus não possuem metabolismo próprio.

Características dos bacteriófagos

Assim como qualquer vírus, os bacteriófagos não possuem uma estrutura celular, eles são compostos apenas por um capsídeo e uma cauda.

O capsídeo é envolto por uma membrana proteica e é o local onde está inserido o material genético do vírus, o DNA. Eles podem se reproduzir de duas maneiras dentro da bactéria chamadas de ciclo lítico e ciclo lisogênico.

Bacteriófagos - Características
Bacteriófagos – Características

Ciclo lítico

No ciclo lítico, a bactéria sofre uma lise, ou seja, é rompida durante a reprodução viral. Depois de ser infectada pelo vírus e receber o DNA viral, formam-se dezenas de bacteriófagos que rompem a membrana da bactéria.

Os novos bacteriófagos que foram formados podem infectar outras bactérias imediatamente e reiniciar o ciclo lítico.

Ciclo lisogênico

No ciclo lisogênico, o DNA viral é incorporado ao DNA da bactéria que foi infectada e ela passa a se chamar prófago.

A bactéria continua a crescer e se reproduzir, e dessa maneira replica o vírus junto. Todas as novas bactérias geradas já estarão infectadas pelo vírus e serão vetores da proliferação dele, assim como a célula-mãe.

Apesar de parecer uma relação ecológica harmônica, o vírus pode separar seu material genético e destruir a bactéria a qualquer momento, por isso esse ciclo é chamado de lisogênico.

Bacteriófagos - Ciclos de vida
Bacteriófagos – Ciclos de vida

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.