Bandeira da Argentina

A bandeira da Argentina, nas cores azul, branco e com um sol ouro e marrom, é de autoria de Manuel Belgrano, um dos líderes da independência da nação.

A bandeira da Argentina, segundo maior país da América do Sul em relação a território, é o símbolo da nação argentina.

Desse modo, tanto ela quanto as suas cores são signos que designam a identidade de sua população, aliado a outros elementos culturais, como o hino nacional e os brasões de cada país ou região.

A Argentina é um país bem desenvolvido, constituída por 23 províncias e uma cidade autônoma, a capital Buenos Aires.

Rica em recursos naturais e com um setor agrícola alicerçado para a exportação, no quesito desenvolvimento, a nação fica atrás apenas do Brasil, entre os países da América do Sul.

As cores da bandeira da Argentina

Cores da bandeira da Argentina
Cores da bandeira da Argentina – Azul-celeste, branco, amarelo ouro e marrom, Sol de maio.

A bandeira da Argentina foi concebida no período da independência do país, com a autoria de Manuel Belgrano.

Belgrano dirigia as tropas na província de Rosário e, ao se dar conta de que os soldados eram identificados de formas distintas, sugeriu que tivessem como parte do uniforme o distintivo azul e branco.

Depois, ele implementou o primeiro pavilhão da Argentina com as cores, pedindo também a confecção da bandeira. Terminadas as guerras de independência, em 1816, a bandeira azul e branca foi instituída oficialmente pelo Congresso de Tucumán.

Considerada simples, o símbolo argentino possui três faixas horizontais com cores azul-celeste na partes extremas superior e inferior e branca ao centro. Ainda na faixa central está situado o sol, nas cores ouro e marrom.

Até 1985 eram usados dois modelos de bandeira na Argentina, sendo uma civil e outra de guerra. Ambas tinham as mesmas cores, porém a de guerra possuía o sol e a civil não. Depois disso, foi implementada oficialmente somente a bandeira com o sol centralizado.

Significados das cores da bandeira da Argentina

Segundo o padrão CIE 1976, as cores oficiais da bandeira da Argentina são azul-celeste, branco, amarelo ouro e marrom.

Cada uma delas apresenta um significado, sendo:

  • Azul-celeste: Simboliza o azul do céu;
  • Branco: Traduz as nuvens, assim como propaga o sentimento de paz e pureza;
  • Amarelo ouro e marrom: Significa o Sol.

Há estudiosos que interpretam as suas cores de outras formas, bem como a associando a devoção a imagem da Virgem Maria e as cores da Casa de Bourbon, família europeia da nobreza.

Sol de Maio

Sol de Maio
Sol de Maio.

O sol com rosto humano, denominado Sol de Maio (Sol de Mayo), é mais um dos símbolos oficiais da Argentina.

Tenso sido implementado em 1818, pelo Diretor Supremo das Províncias Unidas do Rio da Prata, Juan Martín de Pueyrredón, ele fazia menção ao 25 de maio, dia da independência argentina. Curiosamente na data choveu bastante, mas logo que o Sol surgiu atrelou-se o significado de dias melhores para os governantes do novo país.

De cor amarela, o sol possui 32 raios distribuídos em metade (16) retos e outra metade (16) apontado ou girando em sentido horário.

O seu desenho foi executado pelo ourives peruano Juan de Dios Rivera, cujo apelido era “O Inca”.

Bandeira da Argentina para colorir

Agora que você já sabe qual é o significado da bandeira de los hermanos, deixamos aqui uma bandeira da Argentina para imprimir e colorir.

Bandeira da Argentina para colorir
Bandeira da Argentina para colorir

Curiosidades

  • Celeste-branca é outro nome utilizado ao se referir a bandeira argentina.
  • O dia da bandeira na Argentina é comemorado em 20 de junho, na mesma data em que Manuel Belgrano faleceu. Na ocasião, considera-se feriado nacional.
  • Em saudação a bandeira utiliza-se a composição musical Alta en el cielo ou Canción/Oración a la Bandera, partes da óperaAurora, de Héctor Panizza.
  • O monumento dedicado a bandeira argentina, inaugurado em 1957, está na província de Rosário, na cidade com mesma nomenclatura.

Veja mais sobre a Argentina: Comidas típicas da Argentina – Culinária de massas, doces e carnes

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.