Bandeira da Itália

A bandeira da Itália, o hino e os brasões são alguns do símbolos da identidade nacional do povo italiano. A tricolor é usada desde a Revolução Francesa.

A bandeira da Itália, assim como outros elementos, é o símbolo da nação italiana, cujo intuito é representar a república do país.

Assim como ela, outros signos compõem a identidade do povo, tais como o hino nacional e os brasões.

O país europeu é um país desenvolvido e ocupa um local de notoriedade no cenário mundial.

Isso se deve ao fato da Itália apresentar um dos maiores PIB (Produto Interno Bruto). Além disso, por fazer parte dos principais órgãos internacionais, tais como a OMC (Organização Mundial do Comércio) e a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Além do mais, os italianos foram alguns dos imigrantes que ocuparam o Brasil, ocasionando em gerações de descentes italianos no território brasileiro.

As cores da bandeira da Itália

Bandeira da Itália - Cores e significado

O atual formato começou a ser utilizado em 19 de junho de 1946, assim que a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) chegou ao fim. Porém, ele só passou a ser oficialmente adotado em 1948.

Em 2003, o governo italiano estabeleceu os padrões de cores a serem empregados na bandeira, caracterizando as cores do símbolo nacional.

Ademais, definiu que a bandeira italiana deve respeitar o tamanho das três faixas, tendo todas a mesma proporção de 2:3 (altura x largura), especificadas na Constituição da República Italiana.

Significado das cores da bandeira da Itália

A bandeira da Itália possui uma composição simples, intitulada pelos italianos também como il Tricolore, ou seja, tricolor.

Assim como algumas outras, ela adota apenas um conjunto de cores (verde, branco e vermelho), sem demais símbolos gráficos sobre ela.

Para sua inspiração, a Revolução Francesa teve grande influência. Isso, a partir da República Cispadana, fundada pelo imperador francês Napoleão Bonaparte, onde a bandeira tricolor foi usada pela primeira vez (1797).

Desse modo, o vermelho e o branco foram inspirados no símbolo da bandeira da comuna de Milão, enquanto o verde foi anexado fazendo alusão ao uniforme do exército da guarda oficial milanesa.

De maneira geral, os historiadores definiram o significado de suas cores:

  • Verde: representa as planícies e colinas do país;
  • Branco: traduz as geleiras dos Alpes, no norte da Itália;
  • Vermelho: reflete o sangue dos heróis, derramado nas guerras da independência da Itália.

Já no contexto religioso, o significado é outro:

  • Verde: símbolo da esperança;
  • Branco: exprime a fé;
  • Vermelho: corresponde a caridade.

Bandeira da Itália para colorir

E agora que você já entendeu o significado da bandeira italiana, disponibilizamos uma para você imprimir e colorir.

Veja mais sobre a Itália:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.