Bandeira do Brasil

A bandeira do Brasil é representada por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, 27 estrelas brancas e uma frase. Entenda o significado de cada um desses elementos.

A Bandeira Nacional é um dos símbolos nacionais de um país. A atual bandeira do Brasil é composta por um retângulo verde, um losango amarelo, um círculo azul, estrelas brancas e uma faixa branca com a frase “Ordem e Progresso”.

Cada item tem um significado distinto e a última modificação sofrida pela bandeira brasileira foi em 1992.

História da bandeira do Brasil

A bandeira de nosso país foi criada logo após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Com a proclamação, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, substituindo uma série de símbolos do país, entre eles a Bandeira Nacional.

Foi adotada por meio de um decreto assinado pelo presidente provisório do Brasil, marechal Deodoro da Fonseca. O decreto determinava a permanência das cores e as mudanças que seriam feitas na bandeira.

Os idealizadores e criadores da nova bandeira do Brasil foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares.

A bandeira e outros símbolos nacionais (Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional) estão estipulados na Lei nº 5.700 de 1º de setembro de 1971. Após mudanças sofridas na lei em 1992, novas estrelas foram acrescentadas à bandeira do Brasil. Essas estrelas representam os estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Primeira bandeira do Brasil

Bandeira Imperial
Bandeira Imperial do Brasil

A primeira bandeira do Brasil foi criada e apresentada dias após a independência do Brasil, proclamada dia 7 de setembro de 1822. Sua criação foi validada pelo decreto de D. Pedro I no dia 18 de setembro de 1822. Já as cores e o desenho foram escolhidas por D. Pedro e Jean-Baptiste Debret, respectivamente.

Segundo Debret, pintor francês, suas inspirações foram bandeiras utilizadas por tropas militares francesas durante a Revolução Francesa e a Era Napoleônica. A bandeira do Brasil Império também apresentava um losango amarelo e o fundo verde como a atual, porém em dimensões diferentes. No centro do losango, estava o brasão de Armas do Império, também criado pelo francês.

Origem das cores

Muitos brasileiros interpretam as cores da bandeira do Brasil de maneira errônea. A maioria acredita que as cores representam ouro, a flora e os céus do país. No entanto, elas representam acontecimentos relevantes da história portuguesa.

Como D. Pedro era filho de um rei português, a cultura portuguesa está completamente presente até na composição de nossa bandeira. Entenda o significado real das cores:

  • Verde: era a cor utilizada pelos primeiros povos habitantes da Lusitânia, região correspondente a Portugal. Na Idade Média, essa cor passou a simbolizar a liberdade quando os habitantes da região lutaram contra a invasão dos mouros.
  • Amarelo: essa cor fazia parte do brasão de armas de Portugal e foi adicionado depois da conquista do Algarve, em 1249. Além disso, o amarelo era símbolo dos Habsburgo-Lorena, dinastia da qual D. Leopoldina, esposa do imperador, era membro.
  • Azul e branco: essas cores remetem ao Condado Portucale, condado do qual Portugal surgiu. As cores desse condado foram escolhidas por D. Henrique da Borgonha.

Outros significados

Em relação às formas da bandeira, o losango representa a mulher como mãe, esposa, irmã e filha. Já o círculo azul era um emblema antigo usado pelos romanos, remetendo ao céu e à perfeição. A disposição das estrelas busca remeter à imagem de um observador situado fora do círculo.

No círculo da bandeira são exibidas nove constelações compostas por 27 estrelas. Cada estrela representa um estado brasileiro.

O círculo azul é dividido por uma faixa branca com a inscrição “Ordem e Progresso” em verde. Essas palavras foram retiradas da frase “O amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim”, de Auguste Comte, fundador da corrente filosófica positivista.

Bandeira do Brasil para colorir

Agora que você já sabe tudo sobre o símbolo nacional, confira a bandeira do Brasil para colorir:

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.