Berílio

O berílio é um dos mais leves metais que a humanidade conhece, além de ter grande utilidade na área tecnológica.

O berílio (símbolo químico Be, número atômico 4) está entre os mais leves de todos os metais conhecidos. De cor cinza-aço, é forte, mas quebradiço. É classificado como metal alcalino-terroso, juntamente com cálcio e magnésio.

berílio - Tabela Periódica

Formas preciosas do mineral berilo são ‘água-marinha’ e ‘esmeralda’. Este metal, suas ligas e compostos são tóxicos e precisam ser manuseados com cuidado. É preciso evitar especialmente a inalação de poeira e vapores.

História

O nome berílio vem da palavra grega ‘beryllos’, para “berilo” e por um tempo, o berílio foi referido como glucinium (da palavra grega glykys, que significa “doce”), com base no sabor doce dos seus sais.

O berílio foi descoberto por Louis Vauquelin em 1798, como o óxido em berilo e esmeraldas. Em 1828, Friedrich Wöhler e Antoine Bussy isolaram o metal de forma independente, reagindo o potássio com cloreto de berílio.

Aplicações

As ligas de berílio com cobre ou níquel são fortes e resistentes ao desgaste, e são amplamente utilizadas na fabricação de itens como peças de computador, giroscópios, eletrodos, molas e ferramentas.

Além disso, suas ligas são úteis como materiais estruturais leves para aeronaves, mísseis, espaçonaves e satélites de alta velocidade. A indústria de energia nuclear usa berílio em reatores nucleares como um refletor e moderador de nêutrons.

Na litografia de raios X, o berílio é utilizado para a reprodução de circuitos integrados microscópicos. O óxido de berílio é útil para aplicações que exigem um excelente condutor de calor e isolante elétrico, com um ponto de fusão muito alto e alta resistência e dureza.

Características

O berílio é um membro da família dos metais alcalino-terrosos e fica no topo do grupo dois (antigo grupo 2A) da tabela periódica, logo acima do magnésio. Além disso, situa-se no período dois, entre lítio e boro.

Entre os metais leves, o berílio tem um dos mais altos pontos de fusão. Seu módulo de elasticidade (medida de sua elasticidade) é aproximadamente um terço a mais que o aço. Não é magnético e é um excelente condutor de calor.

A velocidade do som no berílio é de cerca de 12.500 metros por segundo – maior do que qualquer outro elemento. Altamente permeável aos raios X, libera nêutrons quando atingido por partículas alfa.

O berílio resiste ao ataque de ácido nítrico concentrado. Além disso, à temperatura e pressão padrão (0° C, 100 kPa), resiste à oxidação quando exposto ao ar. Parece, no entanto, que sua capacidade de riscar o vidro pode ser devido à formação de uma camada fina de seu óxido.

Dados

Massa atômica – 9,012182(3) u
Configuração eletrônica – 1s2 2 s2
Elétrons – 2, 2
Estado da matéria – sólido
Ponto de fusão – 1560 K
Ponto de ebulição – 2744 K
Entalpia de fusão – 12,20 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 292,40 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.