Bioma Tundra

O que é a tundra, onde ocorre, quais animais e vegetais vivem nela e como está ameaçada pelo aquecimento global.

A Tundra é um bioma seco e frio, com baixa incidência de luz solar. Os longos invernos têm temperaturas médias de -30ºC e os verões são curtos, podendo durar de 2 a 4 meses. A palavra “tundra” tem origem no russo lapônico: tūndâr (“terras altas”, “região montanhosa sem árvores”).

Localização

Esse bioma se espalha por todo o norte do planeta, nas regiões próximas ao Ártico: Canadá, Alasca, Suécia, Finlândia, Noruega, Groenlândia e Rússia. Também é possível encontrar tundra em algumas regiões do Hemisfério Sul, como nas Ilhas Kerguelen.

Tundra mapa de sua localização no mundo
Tundra – Mapa de sua localização no mundo

Vegetação

A característica mais facilmente notável da tundra é que ela quase não tem árvores. Isso se deve ao fato de que o solo nesse bioma é formado por terra, rochas e uma camada de gelo que nunca derrete, o chamado permafrost.

A superfície dessa camada, entretanto, pode descongelar-se no verão, tornando o solo pantanoso, já que a água não penetra no solo congelado. No verão, há uma explosão de vegetação rasteira, arbustos, gramíneas, musgo e líquens.

Fauna

O aumento na vegetação durante o verão atrai espécies migratórias para a tundra, como lebres árticas, renas, arminhos e lemingues. Há também os animais residentes, que vivem na tundra o ano inteiro, como:

  • Ursos polares
  • bois almiscarados
  • lobos
  • raposas
  • perdiz-das-neves
  • coruja-das-neves
boi-almiscarado
O boi-almiscarado pode alcançar até 2,3 m de comprimento e 1,5 m de altura nos ombros, assim como pesar até 400 kg

Para lidar com o frio, muitas dessas espécies possuem grossas camadas de pelos ou penas, gordura e podem hibernar.

Aquecimento Global

O aquecimento global é uma ameaça à tundra porque os animais e vegetais que vivem lá são altamente especializados para a vida naquele bioma. O derretimento do permafrost pode mudar radicalmente as condições para a sobrevivência dessas espécies.

Além disso, um terço do carbono ligado ao solo se encontra em áreas de taigas e tundras. O derretimento do permafrost pode liberar carbono e metano (ambos gases-estufa) aprisionado sob as camadas de gelo, piorando assim o efeito estufa e criando um ciclo vicioso. Ainda há como agravante o fato de que gás metano é produzido quando matéria orgânica se decompõe em regiões alagadas.

você pode gostar também
3 Comentários
  1. Maria Rebeca Diz

    MUITO BOM. precisei fazer um trabalho escolar sobre a Tundra e aqui encontrei a maior parte do que precisava. foi muito bem utilizado. <3

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.