Brasil Império nas questões do Enem

Confira como o período do Brasil Império é explorado no Enem!

As questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referentes às Ciências Humanas e suas Tecnologias envolvem as disciplinas de Sociologia, Geografia, Filosofia e História.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), as áreas de humanidades é um dos campos do saber nos quais o Enem se fundamenta.

Algumas questões voltadas para a História do Brasil são selecionadas para estarem presentes no Enem por oferecerem um expressivo aproveitamento temático. Por exemplo, os 67 anos que envolvem o Brasil Império são bastante explorados.

O Brasil Império é um período da história do país que é dividido em três partes:

Cada fase citada acima se faz presente nas questões do Enem de acordo com as competências estabelecidas pelos PCNs:

  1. Domínio de diferentes linguagens (verbais e não verbais);
  2. Compreender processos;
  3. Diagnosticar e enfrentar problemas reais;
  4. Construir argumentações;
  5. Elaborar proposições solidárias.

Questões sobre Brasil Império

Primeira questão

A seguir, analisaremos uma questão que esteve presente na prova do Enem de 2015 em que a presença da primeira e segunda competência é abarcada.

Brasil Império nas questões do Enem
Questão sobre Brasil Império – Enem

O tema central da questão é Dom Pedro II, o monarca que comandou o Brasil por mais tempo, a partir da Golpe da Maioridade, em 1840 a 1889, ano da proclamação da República.

Quando assumiu o trono, Dom Pedro II era um rapaz bastante jovem, com apenas 14 anos de idade. Por isso, as pessoas que cuidavam da sua imagem, notaram a importância de produzir uma aparência de homem maduro e responsável, logo nos primeiros anos de seu reinado.

Deixar a barba volumosa e grande era um dispositivo que retratava a hombridade do então monarca. Percebemos que as imagens escolhidas para a construção da questão, são imagens que mostram um homem com porte de coragem e responsabilidade.

O Segundo Reinado foi uma fase marcada pela busca da unificação do território, por isso, veiculavam imagens de D. Pedro II em todo o país e em nações estrangeiras.

Logo, percebemos que a questão exige que o estudante tenha conhecimento do contexto de autoafirmação no qual o jovem imperador se inseria e com isso, consiga analisar a mensagem que a linguagem visual deseja transmitir.

Por isso, a resposta correta é a letra B.

Segunda questão

A segunda questão esteve presente também no Enem de 2015.

Brasil Império nas questões do Enem
Questão sobre Brasil Império – Enem

A questão foi formulada a partir do artigo 1° de um decreto-lei de 1865, isto é, ano referente ao Segundo Reinado.

Logo abaixo do texto, está o cabeçalho especificando o tema da pergunta, fornecendo uma informação mais precisa sobre o período que será abordado, a Guerra do Paraguai (1864-1870), um conflito que ocorreu na América do Sul entre o Brasil, Argentina e Uruguai (Tríplice Aliança) e o Paraguai.

O enunciado cita os “Voluntários da Pátria”, homens comuns que não ocupavam postos na carreira militar, mas que foram convocados pelo governo a combaterem na guerra.

Só seria dispensado da guerra quem apresentasse outra pessoa para se substituir no confronto, como bem apontado no enunciado.

Com isso, muitos escravos que ansiavam pela liberdade e vários senhores que não tinham interesse em lutar na guerra, entraram em acordo. Por isso, a questão correta é a letra E.

Terceira questão

A terceira questão esteve presente na prova do Enem de 2012.

Brasil Império nas questões do Enem
Questão sobre Brasil Império – Enem

O enunciado foi feito a partir do trecho da obra de Ronaldo Vainfas, intitulada “Dicionário do Brasil Imperial”.

Nela, o autor descreve a Noite das Garrafadas (1831), uma noite marcada por um intenso conflito que representou o descontentamento de grande parte da população brasileira com o reinado de Dom Pedro I.

Analisando as alternativas, notamos que o episódio não esteve envolvido com questões referentes ao racismo ou ao xenofobismo, mesmo que o confronto tenha ocorrido entre brasileiros e portugueses.

O texto não apresenta as problemáticas que envolvem o republicanismo nem o federalismo, pois, mesmo sendo o anseio de parte dos políticos da época, o país ainda era uma monarquia.

O contexto do Primeiro Reinado foi marcado pela criação de um novo poder, o Poder Moderador, que só poderia ser exercido pelo então imperador, Dom Pedro I.

A criação deste novo poder foi a materialização do autoritarismo exercido por Dom Pedro I durante o seu reinado. Além disso, diversas regiões do país se manifestavam contrárias ao imperador e seu modo de governar.

Por isso, a alternativa correta é a letra E.

Veja mais em:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.