10 Brincadeiras sensoriais – Brincadeiras que exploram os cinco sentidos

Saiba mais sobre como estimular os sentidos de forma leve e divertida.

Os bebês conhecem o mundo desde os seus primeiros dias por meio do sistema sensorial. Antes da alfabetização, aprendemos e experienciamos o espaço através da visão, tato, audição, olfato e paladar. Por essa razão, as crianças amam as brincadeiras que exploram os cinco sentidos, já que estas são emocionantes e apresentam novidades.

Naturalmente, crianças utilizam os sentidos a todo momento, mordendo, cheirando, apertando, observando e ouvindo tudo ao redor. Para potencializar essas experiências e habilidades, separamos algumas sugestões de brincadeiras para os cinco sentidos.

Saquinho de gel

Em um saquinho, coloque gel não tóxico e materiais interessantes e chamativos, como lantejoulas, miçangas e conchas. Entregue para a criança e a estimule a sentir os objetos.

Aventura no quintal

A natureza é uma fonte inesgotável de estímulos sensoriais e não é necessário adquirir material para explorar ao ar livre. Peça para que a criança sinta e cheire a terra, as folhas, para que perceba a luz e as sombras. Use a criatividade para explorar o ambiente como se fosse a primeira vez.

Caixa de areia

Brincadeira com areia
Brincadeiras sensoriais – Caixa de areia

Brincar com areia estimula tanto o tato como a coordenação motora fina. Com copos, pás e materiais diversos escondidos na areia, deixa a criança explorar e brincar como quiser.

Caixa de histórias

Em uma caixa, coloque materiais para nomear e mostrar para a criança enquanto conta uma história. Por exemplo, se no conto há uma princesa, uma bola, um copo e um livro, mostre esses objetos quando eles surgem na narrativa. Essa brincadeira trabalha tanto a audição quanto a visão.

Músicas com animais

Cantar músicas já estimula a audição e diverte crianças de todas as idades, porém, é possível potencializar a experiência com canções que imitam os sons de animais.

Caretas

Careta
Brincadeiras sensoriais – Caretas

Brincar de fazer caretas com as crianças é engraçado e estimula a visão ativa, pois é necessário observar com muita atenção as expressões faciais para, então, imitá-las.

Colorir

Além de melhorar a habilidade motora, colorir desenhos simples e nomear as cores estimula a visão. Imprima formas simples, como frutas, e analise a cor e demais características enquanto a criança pinta.

Material misterioso

Em dois potes separados, despeje sal e açúcar. Peça que a criança observe e fale as diferenças entre os materiais, seguindo a ordem de visão, audição, tato, olfato e, por último, o paladar. O objetivo é descobrir qual pote é de açúcar e qual é o de sal.

Fruta secreta

Frutas
Brincadeiras sensoriais – Fruta secreta

Com os olhos vendados, entregue frutas picadas para a criança. Quando encobrimos a visão, automaticamente utilizamos mais os outros sentidos. O pequeno irá sentir, cheirar e provar para dizer qual é a fruta misteriosa.

Sons

Reproduza sons específicos e peça à criança que fale qual é o barulho. Por exemplo, coloque o barulho de água pingando, uma porta abrindo, um passarinho cantando, entre outros.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.