10 Formas de brincar de desenhar

Crianças amam a liberdade e a diversão que desenhar proporciona. Por isso, é uma atividade ideal para incorporar nas brincadeiras.

Desenhar é uma brincadeira essencial para crianças de todas as idades, uma vez que reúne o ensino com a diversão. Por meio de atividades artísticas despretensiosas, é possível desenvolver a coordenação motora fina, a criatividade, a resolução de problemas, a paciência, a cooperação e muito mais.

Porém, desenhar pode se tornar desestimulante se praticado sem novidades ou desafios, perdendo espaço para brincadeiras mais envolventes. Para evitar isso, é necessário inovar e cativar as crianças através da arte. Pensando nisso, preparamos 10 brincadeiras com desenho para você trazer mais cor e alegria para seus momentos.

Desenhar no chão

Desenhar no chão possibilita uma interação diferente com o desenho, visto que a posição do corpo favorece mais ângulos. Para isso, coloque uma cartolina no chão e deixe a criança desenhar livremente no espaço que permite inúmeras possibilidades de arte.

Desenho com giz de cera

Desenho com giz de cera
Brincadeiras – Desenho com giz de cera

Com um lápis de cor, pinte uma folha por inteiro, podendo usar as cores que desejar. Em seguida, use um giz de cera escuro e pinte por cima de toda a folha. Após isso, utilize uma lapiseira sem grafite para arranhar o giz e revelar a cor por baixo, criando desenhos em negativo.

Pote de desenhos

Em um pote, coloque vários papéis com coisas e características diversas, como girafa, roxo, casa, árvore, pequeno, etc. O desafio é escolher dois ou mais papéis aleatórios e executar um desenho com esses elementos.

Desenho no escuro

Um ótimo exercício da habilidade espacial é de vendar as crianças e pedir para que elas desenhem em uma folha sem enxergar. Os resultados são surpreendentes e estimulam os artistas a focar e usar a imaginação.

Molduras

Molduras
Brincadeiras – Desenhos de molduras

Em um papel, desenhe molduras de diversos tamanhos e formatos. O objetivo é estimular a criatividade e desenvolver desenhos que caibam no espaço destinado, trabalhando também pontos de vista.

Desafios

Prepare vários desafios para que a criança escolha um aleatoriamente e execute. Veja algumas ideias:

  • desenhe o seu carro dos sonhos;
  • faça um autorretrato;
  • crie um animal novo;
  • desenhe um jardim.

Desenho em dupla

Participar da brincadeira pode trazer ótimos resultados, além de proporcionar um bom momento com as crianças. Em um papel, inicie um desenho e passe para a sua dupla. A criança, por sua vez, deve continuar o desenho e devolver o papel. Isso deve continuar até a dupla terminar o desenho.

Desenho sem tirar o lápis

Desenho sem tirar o lápis
Brincadeiras – Desenho sem tirar o lápis

Peça que o artista desenhe livremente sem levantar o lápis do papel. Esse exercício estimula a criatividade para encontrar soluções e conseguir executar um plano de desenho.

Complete o desenho

Para essa atividade, é necessário recortar imagens de revistas, como flores, camisas e demais elementos. Cole o recorte em um papel e peça que a criança desenhe a partir da referência.

História em quadrinhos

Essa brincadeira é interessante para desenvolver a capacidade de contar histórias, noção espacial, habilidade motora e criatividade. Desenhe quadrinhos em um papel e peça que a criança desenvolva uma história, utilizando cada quadrinho como uma cena. Ao final, ela deve contar a história, mostrando sua obra.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.