10 Brincadeiras infantis – Lista de brincadeiras divertidas para crianças

A infância é um período da vida cheio de alegria e evolução. Para proporcionar isso, confira 10 brincadeiras infantis simples!

Crianças precisam de momentos de descontração e diversão no dia a dia, fazendo com que a infância seja cheia de alegria.

Além disso, as brincadeiras são importantes aliadas na hora de desenvolver habilidades essenciais como a coordenação motora, a atenção, a agilidade, a memória, entre outras.

Para te auxiliar, separamos 10 brincadeiras infantis que não necessitam de materiais elaborados. Confira!

Corrida

Essa brincadeira clássica consiste em pedir às crianças que se posicionem em uma linha reta e, com o sinal, disputam corrida até um determinado ponto.

Morto-vivo

Coloque as crianças em pé e separadas na sala. Quando você falar “morto”, elas devem se agachar, e, quando falar “vivo”, devem levantar. Aquele que errar o movimento é eliminado até que haja um ganhador.

Dança das cadeiras

 Em círculo, coloque um número de cadeiras menor que o número de participantes, que devem estar virados para fora. Peça que as crianças começam a andar por volta da roda enquanto uma música toca, então, pare a música aleatoriamente.

Nesse momento, as crianças devem sentar nas cadeiras. A cada rodada, retira uma cadeira, fazendo com que haja uma disputa por assentos. Quem não conseguir sentar é eliminado e quem fica por último é o vencedor.

Seu lobo

Uma criança é selecionada para ser o lobo e se esconder pela sala. As outras crianças juntam as mãos e caminham lentamente em direção ao lobo enquanto cantam:

Vamos passear na floresta,
enquanto o seu lobo não vem,
tá pronto, seu lobo?

Então, o lobo responde que não está pronto, pois está se lavando, vestindo roupa, entre outras possibilidades. Em seguida as crianças distanciam-se e tentam de novo, até que o lobo saia rapidamente, fazendo com que o jogo vire um pega-pega.

Espelho

Em duplas, as crianças devem tentar imitar os movimentos da outra. A dupla que conseguir por mais tempo ganha o jogo.

Quente ou frio

Um adulto ou uma criança deve colocar um objeto numa sala. Assim, o participante precisa fechar os olhos e procurar cuidadosamente o rumo do objeto. Enquanto isso, o selecionado para esconder o objeto deve falar quente se estiver perto ou frio se estiver distanciando.

Galinha gorda

Uma criança precisa segurar uma bola de costas para as demais e o mestre deve falar Galinha gorda. Os participantes respondem gorda é e o mestre fala por cima ou por baixo? De acordo com o escolhido, a criança deve jogar a bola para trás e aquele que conseguir agarrar o objeto é o próximo a brincar.

Sombra

Todos devem ficar em uma fila virados para frente, tendo o mestre no início. O mestre, por sua vez, deve fazer movimentos corporais e as crianças devem tentar imitar.

Passa anel

Com uma criança selecionada para segurar o anel, as demais devem unir as palmas das mãos. A selecionada deve repassar o anel discretamente passando as mãos entre as mãos do colega, podendo ser falso ou não. Ao final, uma pessoa deve adivinhar onde está o anel.

Pega-pega

Essa variação de pega-pega é conhecida como arrastão. Após o procedimento tradicional de contar até o número estipulado, a criança deve tentar pegar outra. Caso consiga, o amigo precisa correr de mãos dadas com o pegador.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.