Brincadeiras para a Educação Infantil em sala de aula

As brincadeiras na infância são essenciais para a formação saudável, estimulando a criatividade, coordenação motora e muito mais. Confira!

O processo de aprendizagem pode ser monótono e dificultar a absorção do conteúdo em muitos casos. Então, uma boa solução para esse problema é incorporar brincadeiras no ambiente escolar.

Para te ajudar nesse processo, separamos uma lista de algumas brincadeiras que podem estimular o desenvolvimento dos alunos. Confira nossas brincadeiras para a educação infantil em sala de aula!

Passe a argola

Coloque as crianças em um círculo, cada um com um canudo. O desafio é passar uma argola, como a da tampa de uma garrafa de plástico, usando somente os canudos, para o colega do lado.

Se a criança deixar o objeto cair, deve “pagar um mico”, que pode ser imitar o barulho de um animal, fazer uma dancinha, entre outros.

Passe a bola

Com as crianças sentadas em círculo, uma bola deve ser passada para o colega ao lado. Ao ouvir a sinalização do adulto, a bola deve mudar de direção.

Esse exercício treina a atenção auditiva, concentração e coordenação motora.

ABC das frutas

Essa brincadeira não exige nenhum material. O adulto deve indicar a letra, começando pela letra A, e as crianças devem responder frutas que se iniciam com a letra até finalizar o alfabeto.

Esse ABC amplia o vocabulário, ativa a memória e permite que as crianças falem à vontade.

Pintura de dedo

Com um papel para cada criança, disponibilize tintas para desenhar com os dedos. Essa brincadeira libera a criatividade, coordenação motora, atenção e muito mais!

Para ensinar sobre simetria, pode pedir para que os alunos desenhem somente em uma metade da folha, e, ao final, vocês a dobram ao meio, transferindo o padrão de pintura para a outra metade.

Mímica

Separe uma criança e indique um verbo simples, como correr, comer ou dormir. Em seguida, deixe que a criança faça a mímica para o restante da sala, que deve, por sua vez, acertar qual é a ação.

Assim, as habilidades de coordenação motora e comunicação são desenvolvidas.

Esculturas com massa de modelar

Esse é um clássico que encanta todas as crianças de diversas idades. Por meio da escultura, a criança poderá desenvolver as habilidades artísticas, concentração, paciência e cuidado.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.