Brincadeiras para Educação Física

A aula de Educação Física é um momento esperado por crianças, já que oferece muita diversão. Confira 5 brincadeiras para Educação Física!

A Educação Física na escola é muito importante uma vez que promove a socialização, relaxamento e atividade física. Além disso, diversas habilidades são desenvolvidas, como coordenação motora, equilíbrio, atenção, paciência, respeito, trabalho em equipe e protagonismo.

Há diversas brincadeiras que podem ser utilizadas, variando entre as cooperativas e competitivas. Também, há jogos que demandam materiais e outros que necessitam somente dos participantes.

Para conhecer mais brincadeiras para a Educação Física, confira este artigo!

Camaleão

Uma criança deve ser escolhida para iniciar a partida como camaleão. Então, coloque a pessoa escolhida virada de costas para os colegas, que estão livres pelo espaço, a uma distância de pelo menos 10 metros.

As crianças devem perguntar, em coro, Camaleão, de que cor?. Quando o camaleão falar uma cor, deve virar e caçar os colegas. Os participantes, por sua vez, precisam tocar em algum objeto da cor escolhida para se salvar.

Logo, caso o camaleão tenha sucesso em tocar em um jogador que não encontrou um objeto a tempo, este se torna o novo camaleão.

Volençol

Volençol
Brincadeiras para Educação Física – Volençol

Divida o espaço em duas partes iguais, seja com uma rede ou uma corda. De cada lado, um grupo de crianças deve estender um lençol.

Assim, o objetivo do jogo é lançar a bola com o lençol em conjunto, tentando fazer ponto na quadra adversária.

Gato e rato

Escolha uma criança aleatoriamente para ser o gato e outra para ser o rato da rodada. Em seguida, peça que os participantes que sobraram façam um círculo, unindo as mãos. O rato deve permanecer dentro da roda e o gato, fora.

Então, peça que os jogadores falem o seguinte diálogo:

  • O Gato pergunta: Seu Ratinho está?
  • As crianças da roda respondem: Não.
  • O Gato pergunta: A que horas ele chega?
  • As crianças respondem um horário.
  • As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: Que horas são?, e as crianças respondem: Uma horaQue horas são?Duas Horas, e assim até chegar ao horário combinado.

O gato passa a perseguir o rato. Se as crianças forem maiores, podem se movimentar de forma que proteja o rato. Se as crianças são menores, elas devem ficar paradas para evitar machucados e diminuir a dificuldade.

Queimada congelada

Jogo de queimada
Brincadeiras para Educação Física – Queimada congelada

Forme dois times, assim como no jogo de queimada tradicional. Nessa versão, o local do corpo onde a bola atingir deve ser congelado, ou seja, não pode mais ser usado.

Por exemplo, se a bola bater na perna, a pessoa deve pular com uma perna ou andar com uma perna rígida.

Abaixar-se

Essa brincadeira demanda pelo menos 10 participantes. Organize as crianças em duas filas, no mínimo, nomeando o primeiro como capitão.

O capitão deve passar a bola por cima da cabeça para o segundo da fila, que deve devolver a bola e abaixar-se.

Então, o capitão deve repetir o movimento com o terceiro da fila, até que chegue no último posicionado que, ao abaixar, grita Viva!, anunciando um ponto para o time. Assim, o capitão se torna o último da fila e o segundo assume a posição de capitão.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.