Brincadeiras para Educação Infantil – Atividades divertidas e educativas

As brincadeiras proporcionam muita alegria e desenvolvem habilidades importantes. Confira!

As atividades lúdicas são elementos importantes no processo de aprendizagem das crianças. Com elas, é possível unir diversão com ensinamentos essenciais, o que torna o ensino prazeroso.

As habilidades mais beneficiadas são a criatividade, coordenação motora, respeito, empatia, paciência, atenção, equilíbrio, entre outras. Além disso, essas brincadeiras educativas são úteis para estimular a independência, noção de coletividade e protagonismo.

Sendo assim, é uma ótima ferramenta para o educador. Confira nossas brincadeiras para a educação infantil!

Estátua

Coloque uma música divertida para tocar, incentivando a dança. Em um momento aleatório, pare a música. Então, todas as crianças devem ficar imóveis. Quem se mexer é eliminado e quem ficar imóvel por mais tempo ganha o jogo.

Caixa secreta

Em uma caixa, coloque um objeto como uma fruta, uma esponja ou um ursinho. Peça que cada criança coloque a mão na caixa e tente adivinhar o que está dentro, praticando os adjetivos.

Pular corda

Para essa brincadeira, é necessária uma corda longa e duas pessoas para segurá-la. As duas pessoas devem começar a rodar a corda lentamente enquanto as crianças pulam no meio, aumentando gradualmente a velocidade.

Corre cotia

As crianças devem estar sentadas em uma roda de olhos fechados. Simultaneamente, uma criança selecionada deve andar em volta da roda com um lenço na mão recitando a canção:

Corre, cotia, na casa da tia.
Corre, cipó, na casa da vó.
Lencinho na mão, caiu no chão.
Moça bonita do meu coração.
Posso jogar? (os demais respondem: Sim!)
Ninguém vai olhar? (os demais respondem: Não!)

Durante a canção, a criança deve colocar o lenço atrás de um dos colegas e, ao final, todos precisam virar para saber quem ficou com o lenço.

Aquele que possuir o lenço deve se levanta rapidamente e correr atrás do cantor, que tenta sentar no lugar onde estava o colega.

Se o selecionado conseguir tocar no cantor, este segue nessa posição. Pelo contrário, se o colega não conseguir, ele se torna o novo cantor.

Pega-pega

Essa brincadeira é um clássico e não requer material para a realização, contudo, necessita de espaço. As crianças devem selecionar um colega para ser o pegador, que deve tentar encostar em outra criança. Então, a criança pega se torna o novo pegador.

Bobinho

Jogado com as mãos ou os pés, bobinho consiste em transferir a bola de um colega para outro. A criança escolhida para ser o bobinho deve tentar agarrar a bola, fazendo com que a última pessoa a tentar transferir o objeto seja o novo bobinho.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.