12 Brincadeiras para família toda – Melhores ideias para brincar em família

Confira essas 12 sugestões de brincadeiras para divertir e fortalecer a conexão entre a família.

Brincar é um momento divertido em que as crianças têm a liberdade de se movimentar, socializar e desestressar. Além desses benefícios, também oferece oportunidades de desenvolver habilidades, como a coordenação motora e a atenção.

Há diversas pessoas na vida da criança com quem ela possa brincar, como professores, colegas e, em especial, os familiares. A família é um núcleo essencial que proporciona o primeiro contato da criança com o mundo, por isso tudo pode ser melhor com a participação dela. Dessa forma, incorporar brincadeiras no dia a dia familiar é uma ótima ideia.

Confira 12 brincadeiras para família toda.

Stop

Brincadeira Stop
Brincadeiras em família – Stop

Para brincar de stop, é necessário um papel por participante. Nele, faça colunas com os cabeçalhos sendo os temas escolhidos, como animal, comida, lugar e cor. Inicie o jogo com todos os envolvidos com um número aleatório de dedos esticados. A contagem total é correspondente à letra do alfabeto da rodada.

Os jogadores devem escrever uma palavra por tema com a letra escolhida, sendo que o primeiro a preencher a tabela deve gritar stop! para encerrar a rodada. Em seguida, a contagem é feita da seguinte forma: uma palavra única vale 10 pontos e uma palavra repetida entre os participantes vale 5 pontos. Ao final, aquele com mais pontos ganha o jogo.

Pintura

A pintura é uma oportunidade de liberar a criatividade e envolver o tato. Para isso, é necessário um papel por pessoa e uma variedade de tintas. Certifique-se que as tintas não sejam tóxicas e faça a pintura como preferir.

Karaokê

O karaokê é uma brincadeira simples que todos amam. Procure as músicas que desejar na versão karaokê na internet e cante com sua família!

Gato mia

Após selecionar quem será o pegador da rodada, todos da família devem se espalhar pelo ambiente. O pegador, de olhos fechados, diz gato mia, então, os gatos (participantes) devem miar. O objetivo do pegador é localizar e tocar em um gato. Caso tenha sucesso, este se torna o novo pegador.

Jogos de tabuleiro

Objeto com D - Dominó
Brincadeiras em família – Jogos de tabuleiro

Os jogos de tabuleiro são clássicos e podem envolver todos da família por um tempo considerável. Alguns exemplos comuns são damas, ludo e dominó.

Jogo do algodão

Essa brincadeira garante várias risadas e parece ser mais fácil do que realmente é.

Utilizando uma colher, o desafio é passar bolas de algodão de um recipiente para outro de olhos fechados. Como o algodão quase não possui peso, é difícil saber se o jogador está, ou não, transferindo-o.

Acampamento em casa

Às vezes, basta mudar o ambiente para proporcionar boas memórias e um momento de descontração. Para isso, coloque colchões e travesseiros na sala, ou no quintal da casa, e conte histórias ou prepare lanches clássicos de acampamento.

Adivinhas

Adivinhas são frases cujo objetivo é completar ou respondê-las. Veja nossas opções de adivinhas com respostas!

Quem sou eu?

Brincadeira infantil quem sou eu
Brincadeiras em família – Quem sou eu?

Escreva nomes de personagens ou animais em papéis pequenos e faça a distribuição aleatoriamente entre a família. Sem olhar, cada pessoa deve mostrar aos demais qual é a palavra que será descoberta.

Em seguida, cada participante pode fazer uma pergunta do tipo sim ou não, como eu tenho quatro patas? eu sou grande? ou eu tenho pelo?. Aquele que acertar primeiro ganha a rodada e, para continuar, basta escolher novos papéis.

Festa em casa

Dançar é sempre divertido e simples de organizar. Abra um espaço na sala, coloque músicas para tocar e dance com sua família.

Câmera quente

Essa brincadeira rende não só risadas, como também fotos engraçadas.

No mesmo esquema de batata quente, cada participante deve passar uma câmera com temporizador ativado para o próximo, parando para apontar o objeto para si por um segundo. Quem estiver com o aparelho em mãos quando a foto for tirada, paga uma prenda.

Esconde-esconde

Explore os espaços da casa com um jogo de esconde-esconde.

Selecione uma pessoa para procurar as demais e peça que ela conte até 30 com os olhos fechados. Nesse tempo, os outros jogadores precisam se esconder pela casa. Ao final da contagem, a pessoa procura os familiares, sendo o primeiro encontrado o próximo a contar.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.