Brincadeiras para festa infantil

Uma festa infantil possui muitos atrativos, entre eles as brincadeiras super divertidas. Confira 10 ideias de brincadeiras!

Uma festa infantil é um evento cheio de alegria e atividades divertidas para entreter os participantes. Além de apresentações, decoração colorida e docinhos deliciosos, essas festas também são ótimas oportunidades para brincar.

Dessa maneira, brincadeiras infantis são importantes não só para socializar as crianças, como também para desenvolver habilidades como atenção, coordenação motora, paciência, respeito e muito mais.

Por essa razão, separamos 10 brincadeiras para festa infantil para animar seu evento. Confira!

Telefone sem fio

Telefone sem fio
Brincadeiras para festa infantil – Telefone sem fio

O telefone sem fio é realizado em grupo, com as crianças posicionadas em uma fila ou círculo. Assim, uma pessoa selecionada para começar deve sussurrar uma frase uma vez no ouvido do colega ao lado. Dessa forma, a mensagem deve ser repassada para o próximo e assim sucessivamente.

Ao final, a última criança anuncia a frase que chegou até ela, sendo provavelmente diferente da frase original e causando muitas risadas.

Esconde-esconde

Em um espaço amplo ou dentro de casa, uma criança selecionada deve contar até um número alto enquanto os colegas se escondem. Ao finalizar a contagem, a criança deve procurar os colegas. Para continuar a brincadeira, o primeiro encontrado se torna o novo procurador.

Campeonato de chiclete

Chiclete
Brincadeiras para festa infantil – Chiclete

Essa brincadeira é muito divertida e garante boas risadas. Entregue um ou dois chicletes para cada criança, tomando cuidado para não ser uma quantidade que cause engasgos. Então, peça que tentem formar bolas de chiclete, ganhando aquele que conseguir a maior bola.

Karaokê

O karaokê é uma brincadeira em que os participantes devem seguir as letras de uma canção. Assim, é possível ser realizado em grupo ou individualmente, além de poder ser transformado em competição.

Nessa modalidade, ganha aquele que entregar a melhor performance. Sendo assim, para brincar, basta procurar na internet o título da canção e a palavra karaokê.

Quem sou eu?

Brincadeira infantil quem sou eu
Brincadeiras para festa infantil – Quem sou eu?

Para jogar Quem sou eu? , basta anotar nomes de personagens ou pessoas conhecidas pelos participantes da festa infantil em papéis pequenos. Em seguida, distribua aleatoriamente um nome por jogador, sem que este veja.

O jogador deve colar o papel em sua testa, de forma que os colegas possam visualizar o nome. Então, as crianças revezam perguntas de sim ou não sobre o próprio papel até que acertem.

Dança das cadeiras

Conte quantos convidados estão presentes e organize, em círculo, uma unidade a menos de cadeiras. Ao som de uma música, as crianças devem caminhar em volta das cadeiras enquanto o adulto comanda. Quando o adulto parar a música, os jogadores devem correr para sentar em uma cadeira.

Assim, aquele que ficar sem assento é desqualificado e a cada rodada uma cadeira deve ser retirada. O ganhador é o participante que ficar por último.

Pinhata

Pinhata
Brincadeiras para festa infantil – Pinhata

Uma pinhata pode ser encontrada em lojas de festas ou pode ser um balão recheado de doces. Para brincar, o comemorado ou toda a festa deve tentar perfurar a pinhata com um taco, pendurada, até que o recheio caia.

Caso queira aumentar a dificuldade, coloque uma venda sobre os olhos do aniversariante e mantenha o restante das crianças distantes para evitar acidentes.

Mímica

Para organizar a mímica, selecione um tema conhecido pelos convidados, como personagens ou filmes e anote os nomes. Em duplas ou grupos, uma criança representante de cada time deve pegar um nome e fazer a mímica.

Em seguida, os colegas tentam acertar qual é o nome sendo interpretado. O time ganhador é aquele que acertar mais nomes.

O mestre mandou

Crianças dançando
Brincadeiras para festa infantil – O mestre mandou

Em um pote, anote ações como ficar 5 minutos usando a mão não dominante; falar somente em latidos ou dançar por 1 minuto.

Então, selecione uma criança para ser o mestre e escolher um papel aleatório. Assim, todo o resto dos convidados devem obedecer ao comando. O próximo mestre pode ser escolhido aleatoriamente ou pelo último mestre.

Gincana

Para fazer uma gincana, é necessário preparar diversas brincadeiras como quiz e corrida. Dessa forma, as crianças devem se organizar em times e realizar essas ações, ganhando aquele que for mais rápido e bem-sucedido.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.