12 Brincadeiras para gincana ao ar livre

Gincana com os amigos é sempre algo divertido, ainda mais com bastante espaço para correr e realizar os desafios.

gincana é um evento muito amado por crianças, já que une colegas, desafios e muita diversão. Separados em times, os jogadores devem tentar ganhar as brincadeiras e levar o prêmio, mesmo que seja só o direito de se gabar para os amigos.

Para compor uma gincana, é necessário organizar vários desafios em conjunto e escolher um local para a realização destes. Muitas gincanas são feitas em sala de aula, porém, que tal aproveitar um belo dia de sol para esticar as pernas e rir bastante? Preparamos algumas sugestões de brincadeiras para gincana ao ar livre para te ajudar.

Corrida

Brincadeira infantil corrida de colher
Brincadeiras para gincana ao ar livre – Corrida

A corrida é uma brincadeira que pode ser feita em diferentes modalidades, como corrida de saco, corrida de carrinho, corrida com ovo ou corrida em dupla. De qualquer forma, é necessário delimitar uma linha de partida e um final. Aquele que chegar ao fim primeiro é o vencedor.

Bola de gude

Desenhe um círculo de um metro no chão ou coloque um bambolê. Os participantes devem, um por um, jogar uma bola de gude no espaço desenhado. Com uma segunda bola, precisam acertar a bola já existente de forma que seja jogada para fora do círculo.

Boliche

Coloque garrafas de plástico em um formato de triângulo no chão. Em seguida, dê cerca de 5 passos para trás. Nessa posição, os jogadores devem tentar derrubar todas as garrafas com uma bola, assim como é feito no boliche.

Nó humano

Peça para que todos os participantes façam um círculo e unam as mãos. Em seguida, cada pessoa precisa estender o braço direito e segurar a mão de uma nova pessoa, formando um nó humano. O desafio é desfazer o nó sem soltar as mãos.

Cabo de guerra

Cabo de Guerra Infantil
Brincadeiras para gincana ao ar livre – Cabo de guerra

Para brincar de cabo de guerra, basta ter uma corda longa e dois times. Com cada grupo segurando uma ponta, o objetivo é puxar a corda de forma que os adversários ultrapassem a linha que divide a corda ao meio.

Batata quente

Esse jogo é um clássico da gincana e pode ser realizado com crianças de qualquer idade.

Com todos em uma roda, selecione uma pessoa para ficar no meio e de olhos fechados. Em seguida, entregue um objeto, como uma bola, para uma pessoa da roda e peça que cada uma passe para o colega ao lado. Enquanto isso, o selecionado deve cantar batata quente, quente, quente, e, aleatoriamente, dizer queimou! Nesse momento, o jogador que estiver com a bola em mãos é eliminado do jogo.

Peteca

A peteca é um saco cheio de arroz ou areia com penas inseridas em cima. O objetivo é bater na peteca com a palma da mão para cima, jogando para outra pessoa da roda. O time que conseguir manter a peteca em circulação por mais tempo é o vencedor.

Mímica

Em uma caixa, deposite papéis com filmes ou personagens conhecidos por todos presentes. Peça que uma pessoa de cada equipe escolha, sem olhar, um papel e faça a mímica para seu time. O grupo que acertar a mímica primeiro é o ganhador da rodada.

Guerra de bexigas

Guerra de balão de água
Brincadeiras para gincana ao ar livre – Guerra de bexigas

Com a ajuda de um responsável, encha balões pequenos de água e os deposite em uma bacia grande. Cada time deve se posicionar e, ao sinal do coordenador, recolher as bexigas e iniciar a guerra. O time menos molhado ganha!

Queimada

A queimada é um jogo em que duas equipes utilizam de uma bola para “queimar” os adversários. Em uma área espaçosa e delimitada, divida dois times e entregue uma bola. Em seguida, os jogadores devem tentar acertar as pessoas do time adversário e eliminá-las do jogo sem ultrapassar a linha que divide o campo. A equipe que ficar por último é a vencedora.

Essa é uma versão simplificada do jogo, que pode ser realizada com várias regras para crianças mais velhas. Nesse caso, uma pessoa de cada grupo é posicionada no fundo de cada campo adversário. Essa pessoa é responsável por direcionar a bola que sai do espaço, como um goleiro. As pessoas, como na versão simples, não podem sair da área enquanto se desviam da bola.

Amarelinha

Com um giz, desenhe o formato clássico da amarelinha no chão com a ajuda de um responsável. Jogue uma pedrinha no desenho e faça a sequência de pulos, evitando o quadrado em que a pedra está. Quem desequilibrar ou pular de forma errada perde o jogo.

Para gincana, basta pedir que um representante de cada grupo brinque de amarelinha.

Caça ao tesouro

Um adulto deve organizar uma caça ao tesouro com dicas posicionadas pelo espaço que levam para as demais pistas. Para uma caça com dois times, faça dois conjuntos de pistas, assim, uma equipe não será penalizada caso o outro chegue em uma dica primeiro. Porém, o prêmio deve ser só um, encontrado no final da caça.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.