Bromo

O bromo é o único elemento não metálico líquido à temperatura ambiente.

O bromo (símbolo químico Br, número atômico 35) é um não metal que pertence a um grupo de elementos químicos conhecidos como halogênios.

Tabela Periódica - Bromo

É o único elemento não metálico líquido à temperatura ambiente e um dos cinco elementos que são líquidos à temperatura ambiente ou próximo dela.

Como halogênio, sua reatividade está entre o cloro e o iodo. O bromo líquido é corrosivo para o tecido humano, e a inalação de seus vapores irrita e danifica o sistema respiratório. A ingestão de excesso de brometo pode desencadear problemas no corpo humano.

Para que serve?

O bromo é um recurso importante para a produção de uma ampla gama de bens de consumo e materiais utilizados para aplicações industriais e agrícolas.

Por exemplo, ele é usado para a fabricação de compostos de purificação de água, fumigantes, retardadores de chamas, corantes, produtos farmacêuticos, desinfetantes e sais de brometo para fotografia. O óleo vegetal bromado atua como um emulsificante em vários refrigerantes com sabor de frutas cítricas.

Descoberta

O bromo foi descoberto quase ao mesmo tempo em 1826 por dois investigadores independentes: Antoine Jerome Balard, um químico francês, e Carl Löwig, um estudante da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

O elemento, no entanto, não foi produzido em grande quantidade até 1860. Dado o cheiro característico dos vapores, o químico e físico francês Joseph-Louis Gay-Lussac sugeriu o nome bromo, da palavra grega βρωμος (brómos), que significa “fedor”.

Características notáveis

Na tabela periódica, o bromo está localizado no grupo 17 (antigo grupo 7A), a família dos halogênios, entre o cloro e o iodo. Além disso, situa-se no período 4, entre selênio e criptônio.

O bromo puro é um líquido pesado, marrom-avermelhado, que evapora prontamente a temperatura e pressão comuns, formando um vapor vermelho que tem um odor forte e desagradável que se assemelha ao do cloro.

Como o bromo é um halogênio, suas propriedades químicas são semelhantes às do cloro, mas é menos ativo que o cloro e mais ativo que o iodo. O bromo é ligeiramente solúvel em água, mas altamente solúvel em dissulfeto de carbono, álcoois alifáticos (como o metanol ) e ácido acético. Ele liga facilmente com muitos elementos e tem uma ação de branqueamento forte.

O bromo é altamente reativo e é um poderoso agente oxidante na presença de água. Ele reage vigorosamente com aminas, alcenos, e fenóis, assim como alifáticos, hidrocarbonetos aromáticos, cetonas e ácidos. Estes compostos orgânicos são bromados por reações de adição ou substituição.

Como muitos dos metais e elementos, o bromo anidro (seco) é menos reativo que o bromo úmido; mas o bromo seco reage vigorosamente com alumínio, titânio, mercúrio, metais alcalino-terrosos e metais alcalinos.

Dados

Massa atômica – 79,904 u
Configuração eletrônica – 4s2 3d10 4p5
Elétrons – 2, 8, 18, 7
Estado da matéria – líquido
Ponto de fusão – 265,8 K
Ponto de ebulição – 332 K
Entalpia de fusão – 10,571 kJ/mol
Entalpia de vaporização – 29,96 kJ/mol

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.