Calvin e Haroldo – História, Tirinhas, Última tirinha e Enem

Descubra como uma das séries de histórias em quadrinhos mais famosas do mundo pode se relacionar com o Enem.

Calvin e Haroldo é uma famosa série de quadrinhos criada pelo cartunista Jim Watterson. Ao longo de dez anos, foram 3.160 tirinhas que rodaram o mundo em mais de dois mil jornais em 50 países.

Reconhecidas e premiadas, as tirinhas da série se destacaram principalmente pelas frases críticas de Calvin, que é uma criança com pensamentos muito a frente de sua idade.

Transformadas em antologias e coletâneas, os livros com as histórias da dupla, que ficou marcada na história, já venderam mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

Calvin e Haroldo

Calvin e Hobbes, em português, Calvin e Haroldo, é uma famosa série de histórias em quadrinhos criada pelo cartunista estadunidense Bill Watterson. A primeira publicação foi feita em 18 de novembro de 1985.

Durante os dez anos que em que foram publicadas, saíram mais de três mil histórias inéditas. Ao longo do tempo, elas estiveram estampadas em 2.400 jornais em mais de 50 países.

Calvin é um garotinho de seis anos de idade, que tem como principais características uma forma muito sincera de enxergar o mundo, bastante evoluída para uma criança dessa idade. Junto com seu grande amigo e companheiro, o tigre de pelúcia, Haroldo, que tem humor seco e sagaz, lançam para o leitor muitos temas para discussão.
Personagens da tirinha: Calvin e Haroldo
Personagens da tirinha: Calvin e Haroldo

As tirinhas de Watterson, diferente de muitas outras, podem ser lidas isoladamente, e mesmo assim fazem sentido. Elas não necessitam de publicações anteriores, ou posteriores para ficarem completas. A maioria das histórias são contadas em três ou quatro quadrinhos, deixando mensagens e reflexões profundas para os leitores.

Sobre os temas abordados, o cartunista é genial ao inserir questionamentos sobre a visão de mundo das pessoas, e temas importantes da sociedade, a partir de fatos cotidianos do garotinho sagaz.

Uma curiosidade, a respeito do nome de ambos, é que eles foram inspirados em importantes pensadores. Calvin, faz referência a John Calvin (1509-1564), que foi um teólogo francês que acreditava na predestinação e teve grande importância durante a Reforma Protestante.

Já o nome de Haroldo, originalmente Hobbes, foi inspirado no nome do filósofo Thomas Hobbes (1588-1679), conhecido por sua visão obscura da natureza humana.

Bill Waterson ficou conhecido por superproteger os direitos autorais de Calvin e Haroldo. Recebeu uma infinidade de convites para transportar os personagens para outras plataformas, como os desenhos animados, por exemplo.Todos foram recusados.

Como justificativa, ele sempre destacou o medo de uma utilização equivocada da imagem de seus personagens e que a comercialização transformasse-os em algo banal.

Última tirinha

Em 31 de dezembro de 1995, depois de pouco mais de uma década da estreia, a última história inédita de Calvin e Haroldo foi publicada . A tirinha de número 3.160 marcou o fim de um dos maiores clássicos do gênero.

Bill Watterson, conhecido por ser uma pessoa mais reservada, informou seu editor sobre o fim das tirinhas por meio do seguinte comunicado:

“Caro Editor,

Eu vou parar com Calvin e Haroldo no final do ano. Esta não foi uma decisão fácil ou tomada às pressas, e saio com tristeza. De qualquer modo, meus interesses mudaram e acredito ter feito o possível de acordo com as obrigações de fechamentos diários e quadros pequenos. Estou ansioso para trabalhar num ritmo mais atencioso, com menos compromissos artísticos.

Ainda não decidi sobre futuros projetos, mas meu relacionamento com a Universal Press Syndicate continuará.

É uma honra que tantos jornais publiquem Calvin e Haroldo e me orgulho disso. Agradeço seu apoio e indulgência durante a década passada. Desenhar a tira foi um privilégio e um prazer e agradeço a você por ter me dado esta oportunidade.

Sinceramente,
Watterson”

A última tirinha de Calvin e Haroldo foi publicada em 31 de dezembro de 1995
A última tirinha de Calvin e Haroldo foi publicada em 31 de dezembro de 1995

Quem foi Bill Watterson?

William B. Watterson II, mundialmente conhecido apenas como Bill Watterson, nasceu em 5 de julho de 1958 em Washington D.C., e ainda muito jovem se mudou para Ohio, ambos nos Estados Unidos.

Em 1980, Watterson tornou-se bacharel em Artes, com ênfase em Ciências Políticas, pela Ohio’s Kenyon College. Seus primeiros passos como cartunista foram dados durante os anos de graduação. Na época, ele trabalhou como ilustrador no jornal da universidade.

William B. Watterson II, criador de Calvin e Haroldo
William B. Watterson II, criador de Calvin e Haroldo

Foi responsável, ainda, pela capa do livro “Best Political Cartoons of 1978”, em português, As melhores Charges Políticas de 1978, publicado pela editora Puck Press.

O início da carreira em jornais aconteceu assim que terminou a faculdade. Ainda que o emprego não tenha durado muito tempo, foi convidado para trabalhar com charges políticas no Cincinnati Post.

Antes de ficar famoso com Calvin e Haroldo, trabalhou ainda nos jornais Target e Sun Newspaper.

A partir de 1985, durante pouco mais de dez anos, dedicou-se a publicação de suas tirinhas mais famosas, que foram publicadas pela última vez em 1995. Elas lhe renderam diversos prêmios, inclusive, dois Reuben Award, como cartunista do ano, em 1986 e 1988.

Ficou conhecido principalmente por ser uma pessoa reclusa. Sempre recusou-se a conceder entrevistas e autógrafos. Em 2010, numa das raras conversas com jornais, confessou ao The Plain Dealer que não pretende voltar a escrever as tirinhas de Calvin e Haroldo, pois teme que elas fiquem monótonas e repetitivas.

Calvin e Haroldo no Enem

Mas e afinal de contas, o que tem Calvin e Haroldo a ver com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Além de avaliar as capacidades técnicas do estudante, o exame tem como objetivo verificar a capacidade de raciocínio e interpretação dos estudantes.

Para isso, os professores que elaboram as provas utilizam uma série de meios, como obras de arte, trechos de música e poesias e, ainda, as famosas tirinhas como Calvin e Haroldo, Garfield, Mafalda e outros.

Veja abaixo um exemplo de como as tirinhas podem ser aplicadas. Esta questão é do Enem de 2010 e foi retirada da disciplina de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, disponível na Prova Azul, do 2º dia.

Calvin e Haroldo na prova do Enem

Além disso, as questões de Calvin e Haroldo podem aparecer nas provas de Língua Estrangeira, principalmente em Inglês, língua em que foram feitas as publicações originais. Geralmente, a partir delas, os examinadores retiram questões relacionadas à interpretação de texto, uso da linguagem, semântica e outras áreas.

Tirinhas de Calvin e Haroldo

Tirinha sobre o poder das mães: Calvin e Haroldo

Calvin e Haroldo: A mãe chega para ajudar

Tirinha do quati: Calvin e haroldo

Calvin e Haroldo: Sentimentos confusos pelo Quati

A tristeza de Calvin e Haroldo sobre o Quati

Calvin e Haroldo lidando com a perda

Calvin e Haroldo: Sentimentos profundos e confusos sobre a morte do quati

Calvin e Haroldo: Tentando entender o sentido da vida

Calvin e Haroldo: Entendendo sobre a vida e amando um ao outro

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.