Camadas da pele

Continue lendo para conhecer como a pele é formada!

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano? Apesar de parecer apenas um tecido de revestimento, a pele é um conjunto de tecidos que se apresentam em camadas formando esse longo órgão que reveste nosso corpo.

A pele é responsável pela proteção, regulação da temperatura e pela sensação do tato, ou seja, a sensibilidade de cada indivíduo.

Podemos dividir em duas as camadas da pele, a derme e a epiderme; e uma camada subcutânea, a hipoderme, que possui muitas funções ligadas a pele, apesar de não fazer parte dela.

Epiderme

A epiderme é a camada superficial da pele. Ela é composta por cinco estratos que possuem células queratinizadas e sem vascularização.

A textura da epiderme varia de indivíduo para indivíduo e da região do corpo analisada, a palma das mãos e a planta dos pés, por exemplo, possuem epiderme mais espessa que outros locais.

Os cinco estratos que formam a epiderme são, em ordem do mais externo para o mais interno:

  • Estrato córneo
  • Estrato lúcido
  • Estrato granuloso
  • Estrato espinhoso
  • Estrato germinativo

As células que renovam a epiderme são produzidas no estrato germinativo e demorar cerca de 26 dias para serem empurradas até o estrato córneo.

Camadas da epiderme
Camadas da epiderme

Derme

A derme é a camada intermediária. Ela fica abaixo da epiderme e acima da hipoderme. O componente principal dessa camada é o tecido conjuntivo com muitas fibras colágenas e de elastina. Por isso, essa camada é mais elástica e mais firme que as outras.

Na derme também podem ser encontrados vasos sanguíneos, vasos linfáticos, nervos, terminações nervosas, os folículos pilosos que dão origem aos pelos, as glândulas sudoríparas e as sebáceas.

Pele humana - Camadas da pele
Pele humana – Camadas da pele

Hipoderme

A hipoderme é um tecido subcutâneo que não faz parte da pele. Ela é a camada mais interna e está em contato direto tanto com a derme quanto com outros órgãos, músculos e ossos.

A principal composição da hipoderme é o tecido conjuntivo, formado por adipócitos, ou seja, células de gordura, fibras de colágeno e vasos sanguíneos.

A espessura dessa camada varia entre os indivíduos e entre as principais funções dela estão:

  • Reserva energética
  • Proteção para choques mecânicos
  • Isolante térmico
  • Conexão com órgãos e ossos

Quando o acúmulo de células de gordura é muito grande, a camada mais externa da hipoderme pode ficar inflamada e a pele deixa de ser lisa, apresentando depressões, ou seja, a hipoderme é a camada responsável pelo aparecimento das celulites.

Hipoderme - Formação da celulite
Hipoderme – Formação da celulite

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.