Canibalismo

Ato de matar e comer outros indivíduos da sua própria espécie.

O que é canibalismo? Em determinadas situações os animais podem matar e comer outros indivíduos da sua própria espécie, esse tipo de relação ecológica é chamada de canibalismo.

De onde surgiu o canibalismo?

Existem algumas evidências científicas de que o canibalismo surgiu na evolução como uma forma de seleção natural, para eliminar indivíduos com defeitos ou imaturos.

Para muitas espécies, os ovos e os animais imaturos ou filhotes são reconhecidos apenas como alimento. Para citar um exemplo notável de canibalismo, em algumas espécies de aranhas, depois da cópula, as fêmeas se alimentam dos machos da espécie.

Canibalismo humano

Existem relatos de canibalismo humano entre povos antigos e algumas poucas tribos indígenas, essa prática é chamada de antropofagia.

A prática do canibalismo humano, ou seja, o consumo da carne humana, não é considerada crime no Brasil. No entanto, matar uma pessoa para consumir a carne dela é crime de homicídio com vilipêndio e/ou destruição de cadáver.

Existe um caso de 2018, na Rússia, por exemplo, onde um casal foi preso por ter matado ao menos oito pessoas e, além de consumir a carne delas, vendiam salgados e tortas feitos com carne humana.

Canibalismo é vantajoso para as espécies?

O canibalismo, apesar de ser um fator de seleção natural, não é vantajoso. A prática dele pode causar a diminuição do número de indivíduosextinção de genes e até mesmo levar a espécie a uma ameaça de extinção total.

A prática do canibalismo também aumenta as chances da contágio de doenças provenientes de parasitas que fazem os humanos de hospedeiros, como é o caso da febre Kuru, causada pelo agente infeccioso príon e transmitido para outras pessoas através do consumo da carne das pessoas infectadas. Essa doença quase dizimou uma população da Nova Guiné.

O mesmo agente suscitou os primeiros casos da doença da “vaca louca”, causados pelo canibalismo indireto, onde o gado era alimentado com ração contendo osso e carne bovina, visando aumentar o nível nutricional. Essa prática espalhou doenças entre os rebanhos, causando vários problemas à pecuária, principalmente em países do Reino Unido.

Você pode baixar um mapa mental sobre todas as relações ecológicas e imprimir para estudar clicando aqui.

Veja também:

canibalismo humanoInterações ecológicasmapa mental relações ecológicasseleção natural