Capoeira

O que é Capoeira? A Capoeira é uma arte marcial afro-brasileira que combina elementos de dança, acrobacias e música. Foi desenvolvido no Brasil no início do século 16. Ela é conhecida por suas manobras rápidas e complexas, usando predominantemente potência, velocidade e alavancagem através de uma ampla variedade de chutes, giros e outras técnicas.

A origem mais aceita da palavra capoeira vem das palavras tupi ka’a (“selva”) e pûer (“era”), referindo-se às áreas de vegetação baixa no interior brasileiro onde os escravos fugitivos se escondiam. Um praticante da arte é chamado de capoeirista.

Em 26 de novembro de 2014, a capoeira recebeu um status de proteção especial como “patrimônio cultural intangível” pela UNESCO.

História

A história da capoeira começa com o início da escravidão africana no Brasil. Desde o século XVI, os colonos portugueses começaram a exportar escravos para suas colônias, vindos principalmente de Angola. O Brasil, com seu vasto território, recebeu a maioria dos escravos, quase 40% de todos os escravos enviados pelo Oceano Atlântico.

Originalmente, a tradição ancestral originou-se de Angola e foi denominada N’golo, um tipo de dança ritual. O propósito era cultural e religioso, pois a dança fornecia uma conexão com a vida após a morte e permitia que uma pessoa canalizasse seus antepassados ​​em sua dança.

Por exemplo, durante a dança, uma pessoa podia ser possuída por um ancestral que era talentoso em N’golo. Isso poderia ser aplicado a um cenário marcial. Durante o comércio de escravos do Atlântico, essa tradição foi transferida para as Américas. No Brasil deu origem a Capoeira, no Caribe ao Damnye e nos Estados Unidos ao Knocking and Kicking.

Proibição

No final do século XIX , a escravidão estava prestes a deixar o Império brasileiro. As razões incluíam a crescente milícia quilombola em plantações que ainda usavam escravos, a recusa do exército brasileiro em lidar com fugitivos e o crescimento dos movimentos abolicionistas brasileiros.

O Império tentou amenizar os problemas com leis para restringir a escravidão, mas finalmente o Brasil reconheceria o fim da instituição em 13 de maio de 1888, com uma lei chamada Lei Áurea, sancionada pelo parlamento imperial e assinada pela princesa Isabel.

No entanto, ex-escravos livres agora se sentiam abandonados. A maioria deles não tinha onde morar, nenhum emprego e era desprezada pela sociedade brasileira, que geralmente os via como trabalhadores preguiçosos. Além disso, a nova imigração da Europa e da Ásia deixou a maioria dos ex-escravos sem emprego.

Logo os capoeiristas começaram a usar suas habilidades de maneiras não convencionais. Criminosos e senhores da guerra usavam capoeiristas como guardas e pistoleiros.

Em 1890, a recém proclamada República Brasileira decretou a proibição da capoeira em todo o país. As condições sociais eram caóticas na capital brasileira, e os relatórios policiais identificaram a capoeira como uma vantagem nos combates.

Após a proibição, qualquer cidadão pego praticando capoeira, em luta ou por qualquer outro motivo, seria preso, torturado e muitas vezes mutilado pela polícia. As práticas culturais, como a roda de capoeira, foram conduzidas em lugares secretos para que não houvesse represálias.

Luta Regional Baiana

Para que a capoeira pudesse ser praticada novamente com suas raízes marciais, Mestre Bimba e Cisnando Lima decidiram desenvolver o primeiro método de treinamento sistemático para a capoeira e, em 1937, fundou-se a primeira escola de capoeira.

Aconselhado por Cisnando, Bimba chamou seu estilo de Luta Regional Baiana, porque a capoeira ainda era ilegal. Seu trabalho foi muito bem recebido e ele ensinou a capoeira à elite cultural da cidade. Em 1940, a capoeira finalmente perdeu sua conotação criminosa e foi legalizada.

Evolução

Embora houvesse algum grau de tolerância, a capoeira do começo do século XX começou a se tornar uma forma de dança mais higienizada e com menos aplicação marcial. Isso ocorreu devido a longa proibição, mas também devido ao golpe militar de 1930 a 1945, bem como ao regime militar de 1964-85.

Em ambos os casos, a capoeira ainda era vista pelas autoridades como um passatempo perigoso que era passível de punição, no entanto, durante o regime militar de 64, foi tolerado como uma atividade para estudantes universitários.

Atualmente

A capoeira hoje em dia não é apenas uma arte marcial, mas um ativo exportador da cultura brasileira em todo o mundo. Na década de 1970, os mestres de capoeira começaram a emigrar e a ensinar em outros países.

Presente em muitos países e em todos os continentes, todos os anos a capoeira atrai milhares de estudantes estrangeiros e turistas para o Brasil. Capoeiristas estrangeiros trabalham duro para aprender Português para melhor entender e se tornarem parte da arte.

Os renomados mestres da capoeira costumam ensinar no exterior e estabelecer suas próprias escolas. Apresentações de capoeira, normalmente teatrais, acrobáticas e com pouca marcialidade, são visões comuns em todo o mundo.

O aspecto da arte marcial ainda está presente e ainda está disfarçado, levando muitos não-praticantes a ignorar sua presença. Truques estão sempre presentes e capoeiristas especialistas podem até disfarçar um ataque como um gesto amigável.

Músicas

Os instrumentos musicais na capoeira são dispostos em uma linha chamada bateria. É tradicionalmente formado por três berimbaus, dois pandeiros, três atabaques, um agogô e um ganzá, mas esse formato pode variar dependendo das tradições do grupo de capoeira ou do estilo de roda.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.