Características da fábula

As fábulas são narrativas compostas por prosas e versos. Os animais são seus personagens principais, que sempre transmitem uma lição de moral.

As fábulas são textos narrativos que além de curtos, são escritos em prosa ou verso. Normalmente, essas histórias são compostas por animais com algumas características humanas. Por fim, é apresentada alguma lição de moral.

O gênero foi praticado pelo escravo Esopo na Grécia, até o século V a.C. As fábulas passaram por três períodos. O primeiro, se caracterizou por ter a “moral da história” como parte principal. O segundo, foi caracterizado por amargas sátiras com rimas.

O terceiro período das fábulas teve como principal característica a presença de fabulistas mais modernos, como Jean de La Fontaine que elaborou as fábulas mais conhecidas. Por exemplo, A lebre e a tartaruga.

Características da fábula

Dentre as principais características da fábula, estão as lições de morais, que são aplicadas por animais, no formato de texto narrativo com versos e prosas.

Além disso, suas temáticas são bem variadas e por poderem ser transmitidas facilmente pela oralidade. Por isso, existem diversas versões dos conteúdos.

Os personagens das fábulas não representam apenas uma pessoa, mas um grupo. Por exemplo, quando se fala na lebre, é retratada pessoas vaidosas, enquanto a tartaruga demonstra pessoas que persistem e acabam conquistando.

Exemplos de fábulas

Confira alguns exemplos de fábulas:

Leia também: O que é um conto: Definição, elementos, estrutura, tipos, exemplo

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.