Saiba as principais características do mercantilismo

Modelo econômico do Início da Idade Moderna foi fundamental para estabelecer o capitalismo. Conheça seus principais aspectos.

Com o fim da Idade Média e início da Idade Moderna, um novo sistema econômico começou a circular, diferente do anterior (feudalismo), em que as riquezas das pessoas eram avaliadas pelas terras que cada um tinha: quanto maior terra, mais ricos eram.

No novo sistema, chamado mercantilismo, as riquezas eram ditas pelo comércio e a produção artesanal, o que começou a movimentar a economia da época.

O mercantilismo desencadeou o absolutismo, que visava alcançar um maior desenvolvimento econômico. Quanto maior a riqueza de seu reino, maior o status e o poder da época, além do respeito por todos os outros reinos.

Características do mercantilismo

Confira a seguir as principais características do mercantilismo:

  • Substituição da troca de mercadorias agrícolas por troca de moedas, com isso, foi necessário a produção de mais dinheiro na Europa;
  • Metalismo: acúmulo de metais preciosos, como ouro e prata;
  • Incentivo ao desenvolvimento de indústrias, pois exportar manufaturas rendiam grandes lucros;
  • Protecionismo Alfandegário: estratégia do governo para tentar barrar a saída de moedas para outros países. Com isso, foram criadas várias taxas e juros;
  • Pacto Colonial: as colônias europeias deveriam fazer comércio apenas com as metrópoles, aplicando a técnica de vender caro e comprar barato;
  • Quantidade de impostos e controle do mercado determinados pelo rei;
  • Balança comercial favorável: o esforço que o país fazia para exportar mais que importar. Com isso, mais moedas entravam e melhorava-se a situação financeira do país;
  • Riqueza de um país da Europa inteiramente ligada à quantidade de colônias que ele possuía para a exploração, que tinha um papel importante na época.

O mercantilismo comercial se destacou na Inglaterra; já na França, o mercantilismo industrial era de maior interesse, com as manufaturas de luxo.

Na Espanha, as colônias tinham evidências em diversos segmentos, mas o mercantilismo metalista era o maior deles, já que eram retirados metais preciosos dessas regiões. Portugal se destacou em todos eles.

O mercantilismo foi fundamental para a expansão do capitalismo, porém, isso trazia suas desvantagens.

Os países visavam apenas grandes lucros, sem importar com as demais condições, por isso, os assalariados viviam em uma grande opressão econômica. Eles tinham apenas o necessário, pois segundo os mercantilistas, as classes baixas que possuíam dinheiro poderiam atrapalhar com problemas, como a falta de mão de obra.

Leia também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.