Carotenoides

Continue lendo para conhecer o pigmento que dá cor avermelhada para os vegetais.

Os carotenoides são substâncias químicas que formam os pigmentos lipossolúveis responsáveis pelas cores vivas dos vegetais, bactérias e fungos, podendo variar entre amarelo, laranja e vermelho.

Quando estão presentes nos organismos fotossintetizantes, os carotenoides auxiliam como coadjuvantes no processo de fotossíntese ajudando a proteger os tecidos contra danos causados pela luz solar.

Os carotenoides não são produzidos pelos seres humanos, mas podem ser adquiridos através da alimentação a base de vegetais que contenham esse pigmento.

A cenoura foi a primeira fonte de carotenoides a ser descoberta, em 1831. Como o nome científico dela é Daucus carote, o nome do pigmento foi dado em homenagem a ela.

Cenouras
Alimentos ricos em carotenoides – Cenouras

Tipos de carotenoides

Hoje, sabe-se que existem aproximadamente 600 carotenoides diferentes na natureza que podem ser classificados em dois grupos: pró-vitamínicos e inativos.

  • Pró-vitamínicos: carotenoides com atividade da pró-vitamina A ou que são convertidos em vitamina A no fígado. O α-caroteno e o β-caroteno são exemplos desse tipo de carotenoide, mas essa categoria inclui pelo menos 50 tipos.
  • Inativos: possuem apenas atividade corante ou antioxidante. O licopeno presente no tomate e na melancia faz parte desse grupo de carotenoides.
Tomate
Alimentos ricos em carotenoides – Tomate

Os carotenoides também são divididos em carotenos e xantofilas, de acordo com o tipo de átomo que possuem.

Os carotenos são átomos de carbono e hidrogênio, chamados de hidrocarbonetos, já as xantofilas são compostas de oxigênio.

Alimentos ricos em carotenoides

Os carotenoides são encontrados, na maioria das vezes em frutos, legumes, verduras e, também, em algumas raízes.

O β-caroteno é o carotenoide mais abundante nos vegetais, sendo encontrado em vários alimentos, como as cenouras e alguns óleos vermelhos.

Importância dos carotenoides

Os carotenoides são importantes para a saúde humana, eles trazem benefícios como manutenção da visão e prevenção de doenças como a catarata, degeneração muscular, atua como antioxidante evitando mutações que podem desencadear câncer, problemas cardíacos e atua na oxidação do colesterol LDL.

Além disso, a presença desses pigmentos no organismo humano também ajuda no rejuvenescimento da pele, estimula a comunicação intercelular, inibe a proliferação desnecessária de células e auxiliam nas respostas imunes.

Apesar de ser muito importante para a saúde humana, o consumo em excesso de carotenoides pode causar a carotenodermia, que se caracteriza por deixar a pele do indivíduo amarelada.

Essa condição é mais estética do que problemática para o organismo e pode ser revertida com a diminuição do consumo de alimentos que possuam alta concentração de carotenoides.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.