Células do corpo humano

O corpo humano é um organismo muito complexo formado por diversos tipos de células. Vamos conhecê-las?

O corpo humano é formado por pelo menos 10 trilhões de células que funcionam em conjunto para manter o corpo em funcionamento.

As células são as menores unidades do corpo humano e cada tipo de célula possui uma função específica determinada pelo tecido do qual ela faz parte.

Sendo assim, as células são as unidades responsáveis por nutrir, proteger, produzir energia e produzir gametas para a reprodução dos seres humanos.

Estrutura da célula

As células animais são compostas por quatro partes básicas: membrana plasmática, núcleo, citoplasma e organelas citoplasmáticas.

Membrana plasmática

A membrana plasmática é fina e delicada. Além de dar formato à célula e proteger o conteúdo celular, ela possui permeabilidade seletiva e controla a entrada e saída de substâncias da célula.

Núcleo

O núcleo possui um envoltório chamado de carioteca e dentro dele fica armazenado o material genético das células, o DNA.

Citoplasma

O citoplasma é constituído por uma substância fluida e viscosa chamada de hialoplasma. Dentro do citoplasma estão as organelas e o núcleo da célula, formando o citosol.

Organelas citoplasmáticas

As organelas citoplasmáticas são pequenas estruturas que possuem funções específicas como respiração, nutrição e excreção celular.

Estão presentes nas células animais: mitocôndria, retículo endoplasmático liso, retículo endoplasmático rugoso, complexo de Golgi, lisossomos, peroxissomos, centríolos e ribossomos.

Tipos de células do corpo humano

O corpo humano possui trilhões de células que estão organizadas em tecidos que, por sua vez, formam os órgãos. Elas se diferenciam pela localização, forma e função que desempenham no organismo.

Células do corpo humano

Células do cérebro

O cérebro é um órgão muito complexo que comanda todo o corpo humano. Ele é formado por vários tipos de células chamadas de células nervosas.

  • Micróglia: atua defendendo o sistema nervoso.
  • Célula dendrítica: são células que transportam antígenos.
  • Neurônio: realiza a transmissão de impulsos nervosos, espalhando a mensagem por todo o corpo. Os neurônios são as primeiras células do corpo a morrer se houver falta de oxigênio.
  • Célula de Schwann: produz a bainha de mielina dos neurônios que auxilia na transmissão dos impulsos nervosos.
Células nervosas – Neurônios

Células do sangue

O sangue é um tecido líquido formado por diversos tipos de célula que são produzidas na medula óssea. Cada uma possui uma função específica e as principais são:

  • Hemácias: também conhecidas como eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Elas são as responsáveis por transportar oxigênio e dar a cor vermelha ao sangue.
  • Leucócitos: conhecidos também como glóbulos brancos. Eles são células que atuam no sistema imunológico do corpo, combatendo agentes patológicos e partículas estranhas que invadirem o corpo, como os vírus e as bactérias.
  • Plaquetas: também chamadas de trombócitos. Elas são as responsáveis pela coagulação sanguínea.
Plasma sanguíneo – Composição do sangue

Célula dos ossos

Os ossos parecem uma estrutura densa e homogênea, mas, na verdade, eles são formados por três tipos de células:

  • Osteócitos: responsável por secretar substâncias.
  • Osteoclastos: são células grandes, com muitos núcleos, capazes de reabsorver e remodelar o tecido ósseo.
  • Osteoblastos: realizam a síntese de componentes orgânicos.
Células ósseas

Células dos músculos

O tecido muscular é composto por vários tipos de células que podem ter muitos núcleos em cada uma. As duas mais importantes são:

  • Células do sarcômero: são as responsáveis pela contração muscular designada pelos impulsos nervosos.
  • Fibroblastos: realiza a síntese de proteínas que formam as novas células musculares.
Sistema muscular

Células epiteliais

As células epiteliais estão presentes nos tecidos que revestem o corpo, as cavidades e os órgãos do corpo humano. Essas células podem assumir formatos diferentes de acordo com o local em que ocorrem, podem ser achatadas, cúbicas ou colunares.

No entanto, apesar de terem formatos diferentes em alguns casos, todas elas são justapostas, ou seja, unidas e alinhadas, formando uma barreira de proteção.

Pele humana – Camadas da pele

Leia mais: Pele humana

Células sexuais

As células sexuais do corpo humano são os óvulos, nas mulheres, e os espermatozoides, nos homens. Os óvulos são as maiores células do corpo humano.

As mulheres já nascem com todos os óvulos que serão expelidos durante a vida reprodutiva até chegar a época da menopausa, onde a ovulação cessa.

Já os espermatozoides começam a ser produzidos pelos homens na puberdade e continuam por toda a vida. A produção só é diminuída durante a velhice.

Fecundação humana

Veja também:

célula animalcélulas do corpo humanoCorpo Humanoórgãos do corpo humanotipos de células do corpo humano