Ciclo celular e suas fases

O ciclo celular corresponde ao ciclo de vida de uma célula. Continua lendo para conhecer todo o processo.

O ciclo celular corresponde ao ciclo de vida das células, considerando o processo de crescimento, reprodução e divisão celular.

A divisão celular é uma ferramenta de compartilhamento dos cromossomos para gerar células-filhas geneticamente idênticas e manter o organismo funcionando.

Para que o número de cromossomos da espécie não seja diminuído durante essa divisão celular, a célula precisa passar por uma fase de preparação, em que ocorre a duplicação do DNA.

Assim, quando a divisão ocorrer, cada célula terá o número de cromossomos da espécie e não terá suas funções prejudicadas.

Fases do ciclo celular

O ciclo celular é um processo complexo que permite o aumento de células do indivíduo e a reposição de células com funcionamento comprometido.

Para que o ciclo celular ocorra corretamente, ele é dividido em 2 etapas que são chamadas de intérfase e mitose, e cada uma delas possui várias fases.

Ciclo celular
Ciclo celular

Etapa 1 — Intérfase

A intérfase é a etapa em que a célula realiza suas funções dentro do organismo e começa a preparação para a divisão celular propriamente dita.

Isso implica dizer que a maioria das células de um organismo vivo multicelular se encontra em interfase em grande parte do ciclo celular.

Durante a preparação para divisão, a célula passa por um processo minucioso de duplicação do DNA e crescimento para que seja dividida igualmente entre as células-filhas.

Essa etapa acontece antes da mitose e é dividida em três fases, em que são sintetizadas proteínas e ácidos nucleicos.

Fase G1

A fase G1 ocorre logo após a divisão celular, quando a célula é formada. Nessa etapa a célula cresce e se desenvolve, realiza síntese proteica e o DNA é verificado para garantir que não tenha nenhum dano.

Nem todas as células passam por divisão celular, por isso, permanecem na fase G1 ou passam para uma fase chamada G0.

Um exemplo de célula que permanece em G0 são os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias. Algumas células podem retornar a fase G1, fazendo com que o ciclo seja entre as fases G0 e G1.

Fase S

O nome dessa fase é uma referência à palavra síntese, pois durante a fase S, ocorre a síntese de DNA para que a fita seja duplicada.

A fase S é a mais importante da intérfase, pois é ela que garante que o número de cromossomos se manterá constante dentro da espécie.

A duplicação do DNA na fase S começa com a duplicação dos centríolos e dos centrossomos, que são os locais onde os centrômeros estão localizados.

Fase G2

A fase G2 antecede a divisão celular, a célula continua a realizar síntese proteica e as organelas são duplicadas.

Durante essa fase também acontece um controle para verificar se tudo foi duplicado corretamente e a célula pode prosseguir para a divisão.

Etapa 2 — Mitose

A etapa da mitose, também conhecida como fase mitótica, é quando ocorre a reprodução de dois núcleos idênticos que irão se separar formando as novas células.

Essa etapa ocorre logo após a finalização da intérfase, quando as células foram preparadas para a divisão.

A mitose é a responsável pelo crescimento, regeneração e renovação dos organismos multicelulares e é dividida em cinco fases: prófase, metáfase, anáfase, telófase e citocinese.

Prófase

Na prófase ocorre a espiralização dos cromossomos, a carioteca e o nucléolo desaparecem para deixar o material genético livre.

Nessa fase também ocorre a formação de microtúbulos e a organização do fuso mitótico que guiará a separação das células.

Depois dessa etapa a célula começa a se preparar para a metáfase, esse processo é chamado de prometáfase.

Metáfase

Durante a metáfase, os cromossomos são condensados e ocorre a duplicação dos centrômeros, formando no centro da célula a placa equatorial.

Anáfase

Na anáfase as fibras do fuso mitótico passam por um encurtamento, fazendo com que as cromátides-irmãs sejam puxadas para polos opostos.

Telófase

Durante a telófase, os cromossomos são desespiralizados e uma nova carioteca é formada em torno de cada fita de DNA, dando origem a dois novos núcleos.

Citocinese

A citocinese é a fase em que acontece a divisão do citoplasma, dando origem a duas novas células idênticas à célula-mãe.

Mapa mental — Mitose

Mapa mental - Mitose
Mapa mental – Mitose

Clique aqui para salvar esse mapa mental em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.