Cidades globais – O que são, principais características e alguns exemplos

Cidades globais possuem influência mundial e grandes concentrações de pessoas e negócios. Saiba mais!

O mundo possui aproximadamente 7,7 bilhões de habitantes espalhados por diversos países. Sendo assim, é comum do ser humano se juntar aos seus semelhantes para uma vida em comunidade.

Com a evolução da humanidade, essas comunidades cresceram, tornando-se as cidades. As cidades, por sua vez, são concentrações humanas destinadas à moradia, atividades culturais, mercantis e industriais, sem foco no cultivo da terra. Já as cidades globais possuem características ainda mais marcantes.

Para saber mais sobre esses locais com milhões de pessoas que influenciam grandes regiões, confira!

O que são cidades globais?

10 Maiores capitais do Brasil
São Paulo, no Brasil.

As chamadas cidades globais são metrópoles mundiais, ou seja, grandes concentrações urbanas com influência mundial. Nesses locais, há concentração e movimentação financeira intensa, sedes de grandes corporações ou filiais de empresas importantes mundialmente.

Também, há as principais universidades da região em que está inserida. Sendo assim, as cidades globais são dotadas de uma infraestrutura capaz de realizar negócios internacionais, aeroportos, bolsa de valores e sistemas de telecomunicações.

Além disso, também costumam ter uma cultura diversa e proeminente, com a presença de teatros, cinemas, museus e exposições artísticas.

Para ser considerada uma cidade global, a cidade deve cumprir com os requisitos da Universidade de Loughborough (Londres) em uma fase inicial e posteriormente aperfeiçoada pela Globalization and World Cities Study Group & Network.

Cidades globais

Sidney Austrália
Sidney, na Austrália.

Atualmente, são reconhecidas 50 cidades globais, divididas em três grupos de acordo com a influência e importância mundial. São eles Alfa, Beta e Gama, sendo Alfa a de maior influência e Gama a de menor. A Europa é o continente com maior número de cidades globais. Confira quais são:

Grupo Alfa — Esse grupo é representado por cidades como: Londres, Nova Iorque, Paris, Tóquio, Los Angeles, Chicago, Frankfurt e Milão.

Grupo Beta — Entre as cidades desse grupo podemos destacar: São Francisco, Sidney, São Paulo, Cidade do México e Madri.

Grupo Gama — É o grupo que possui a maior quantidade de cidades, atualmente são 35, entre elas estão: Pequim, Boston, Washington, Munique, Caracas, Roma, Berlim, Amsterdã, Miami, e Buenos Aires.

Leia também:

você pode gostar também

Comentários estão fechados.