Citoplasma

O citoplasma é um componente viscoso que confere formato às células e abriga as organelas!

Quando a citologia começou a ser estudada, já era de conhecimento que a célula possuía um líquido viscoso onde o núcleo celular estava mergulhado. Esse líquido posteriormente foi chamado de citoplasma.

O nome citoplasma vem da junção de duas palavras gregas: kytos (“célula”) e plasma (“líquido”).

À medida que o estudo da citologia foi avançando, tornou-se possível perceber que o citoplasma não era apenas uma substância viscosa, mas possuía vários elementos que eram muito importantes para a célula.

Função do citoplasma

Uma das funções do citoplasma é fornecer sustentação para a célula através do citoesqueleto, uma estrutura composta de microfilamentos e túbulos proteicos.

Além disso, ele participa da movimentação de células livres, e é no citoplasma que estão as organelas que geram energia para célula e são indispensáveis para a vida.

A síntese de proteínas, a respiração celular e a produção de cadeias polipeptídicas que compõe as moléculas de DNA e RNA ocorrem no citoplasma.

Composição química do citoplasma

A maior parte do citoplasma é composta por água que confere viscosidade a ele. Nesse líquido viscoso também é possível encontrar macromoléculas orgânicas como proteínas, enzimas, lipídios e polissacarídeos.

As enzimas catalisam as reações do metabolismo da célula para que a produção de energia seja constante e a célula se mantenha viva.

Estrutura do citoplasma

O citoplasma é composto por citosol ou hialoplasma, citoesqueleto e organelas, vamos conhecer cada um deles!

Citoplasma - Estrutura celular
Citoplasma – Estrutura celular

Citosol ou hialoplasma

O citosol, também chamado de hialoplasma, é a parte viscosa do citoplasma, onde ficam mergulhadas todas as organelas citoplasmáticas e o núcleo.

Citoesqueleto

O citoesqueleto é uma estrutura complexa que é formada por microfilamentos e microtúbulos e dão sustentação à célula para que as paredes não colapsem.

Organelas citoplasmáticas

Todas as organelas estão imersas no citoplasma, por isso, é nele que ocorrem todas as reações metabólicas das células.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.