Clima Temperado no Brasil – O que é, frutas, vegetação, regiões

Também conhecido como Clima Subtropical, este tipo climático apresenta características distintas dos outros climas brasileiros.

Por se tratar de um país de proporções continentais, o Brasil possui seis tipos de climas. Sendo assim, são eles o Equatorial, Tropical, Tropical Semiárido, Tropical de Altitude, Tropical Litorâneo e o Temperado.

O clima temperado, por sua vez, é encontrado nas zonas de médias latitudes. Portanto, entre os dois círculos polares e os dois trópicos existentes. Ou seja, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

Sendo assim, no Brasil a zona que está localizada nesta área é a Região Sul. Mais especificamente nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

No caso de nosso país, ele é conhecido como Clima Subtropical. Isso porque está localizado na região Sul do Trópico de Capricórnio, porém mundialmente é conhecido como Temperado.

Este clima é caracterizado pela Massa Tropical Atlântica, onde as chuvas são frequentes nos verões. Já os invernos são rigorosos, devido a entrada de massa de ar polar.

De modo geral, as chuvas são bem distribuídas durante todo o ano, em especial no verão, com altos índices pluviométricos. Por outro lado, no inverno é comum ocorrer as “chuvas frontais”, que são formadas pelo contato das frentes de ar fria e quente.

Vegetação

No caso brasileiro, existe a predominância das Araucárias. Esse tipo de vegetação se dá onde o relevo é sedimentar-basáltico. Elas são conhecidas por produzirem pinheiros, imbuia, erva-mate, ipês dentre outras árvores.

Além disso, existe ainda outra forma de vegetação bastante comum nas regiões de clima temperado. Estamos falando das Pradarias. Este tipo de vegetação é comum em terrenos ondulados, que foram colinas, as chamadas coxilhas.

Os rios presentes neste bioma são perenes (sempre há água em sei leito). Isso devido os bons índices pluviométricos da região ao longo do ano.

As Pradarias são planícies vastas e abertas sem árvores ou arbustos, apenas com capim baixo. Seu solo costuma ser fértil para o cultivo de trigo.

Por suas características de relevo, ela é bastante utilizada pela pecuária. Inclusive, este domínio se encontra bastante devastado devido o agronegócio.

Frutas

De modo geral, o clima temperado no Brasil serve para a produção de diversas frutas e vegetais que em outros estados da nação seu cultivo é impossível.

Isso porque a região possui temperaturas mais amenas em comparação com outras regiões brasileiras. Sendo assim, é comum o cultivo de frutas como caqui, pêssego, uva, ameixa, cereja-doce, maçã, pêra, damasco, framboesa dentre outras.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.