Clima Temperado – O que é, Mapa, Vegetação

O clima temperado está presente nos dois hemisférios do planeta Terra e possui características distintas dos demais. Descubra mais sobre o clima!

O planeta Terra é dividido em vários climas com características diferentes de acordo com latitude, altitude, corrente marinha, relevo, dentre outros fenômenos. Sendo assim, um deles é o Clima Temperado.

O clima temperado é encontrado nas zonas de médias latitudes. Portanto, entre os dois círculos polares e os dois trópicos existentes. Ou seja, entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico e o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico.

Desta forma, o clima temperado é encontrado nos dois hemisférios do planeta. Assim sendo, existem características bem definidas nos locais diferentes do mundo em que ocorre. O clima temperado é dividido em três grupos, cada um tendo sua particularidade, são eles:

Clima Temperado Continental

Este tipo de clima é encontrado nas regiões interiores dos continentes. Isso porque existem as massar de ar temperadas continentais. Além disso, ocorrem as massar de ar polares, que levam umidade e baixa temperatura.

Desta forma, no clima temperado continental os invernos são frios, com bastante neve, já os versões são chuvosos e quentes. Já na primavera é quando ocorrem as inundações, devido o derretimento da neve

Clima Temperado Mediterrâneo

Como o próprio nome indica, o tipo de clima ocorre nas áreas próximas ao mar Mediterrâneo. As características do clima temperado mediterrâneo são verões secos e invernos chuvosos.

Além disso, a seca varia de acordo com a localidade. Com poucos meses no sul europeu e podendo chegar a dez meses no Oriente Médio.

Clima Temperado Oceânico

Por fim, o clima temperado oceânico é encontrado nas regiões litorâneas da zona temperada. No tipo de clima as chuvas são presentes por todo o ano, com verões úmidos e não tão quentes.

Desta forma, o inverso também é úmido, porém não tão frio quanto nos demais. No clima as estações são bem definidas, entretanto não ocorrem grandes alterações térmicas ao longo do ano.

Vegetação

Nas regiões de clima temperado a vegetação predominante são as Florestas Temperadas. Este tipo de vegetação é marcada por florestas abertas, com espaçamento entre as árvores.

Além disso, as árvores são caducifólias, que perdem suas folhas nas estações frias como inverno e outono. Oura característica é a coloração alaranjada, amarelada ou avermelhada em suas folhas nos outonos.

As Pradarias também são comuns no clima temperado. Pradarias são planícies vastas e abertas sem árvores ou arbustos, apenas com capim baixo.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.