Código genético

Continue lendo para entender como o corpo transmite suas informações genéticas.

O código genético é o nome dado à organização dos nucleotídeos, para formar a sequência de bases do DNA que dão origem aos modelos hereditários dos seres vivos.

Ele é o responsável por estabelecer uma mensagem codificada no material genético que será traduzida na cadeia polipeptídica através da sequência de aminoácidos.

A expressão do código genético é realizada através de símbolos, geralmente letras, que representam como as informações se unem.

Em 1968, os bioquímicos americanos Marshall W. Nirenberg, Robert W. Holley e Har Gobind Khorana receberam o Prêmio Nobel em medicina por terem decifrado o código genético.

O conhecimento do código genético permitiu descrever a função do DNA na síntese proteica, por exemplo.

Construção do código genético

Todo código genético é formado pela combinação de quatro bases nitrogenadas, chamadas de adenina (A), citosina (C), guanina (G) e uracila (U).

A combinação de bases determina o aminoácido que é necessário para que uma proteína seja sintetizada naquele organismo.

A sequência de três desses nucleotídeos é chamada de códon, e é ele que transporta a mensagem que codifica a proteína e irá determinar o sequenciamento correto dos aminoácidos.

No DNA e no RNA, a sequência de bases nitrogenadas fornece as informações necessárias para síntese de proteínas daquela espécie.

As bases nitrogenadas são capazes de formar 64 combinações de códons diferentes que podem se transformar em 20 tipos de aminoácidos.

Síntese de proteínas a partir do código genético

As proteínas são formadas por muitos aminoácidos unidos em uma série que foi codificada pelo código genético.

Já os aminoácidos são formados por sequências de códons que podem se organizar de 64 formas diferentes, dando origem aos 20 aminoácidos que se dividem em essenciais e não essenciais.

Síntese de proteínas
Síntese de proteínas

O aminoácido serina, por exemplo, é formado pelos códons UCU, UCC, UCA e UCG, por isso, o código dele é considerado degenerado.

Por outro lado, o aminoácido metionina é formado por apenas um códon, o AUG, por isso, ele é encontrado no início de cada proteína sintetizada e representa o início da tradução das informações do código genético.

Toda síntese de proteínas é realizada no citoplasma das células através de duas etapas chamadas de transcrição e tradução.

  • Transcrição: informações do DNA são passadas para uma molécula de RNA através da enzima RNA polimerase. Essa enzima se liga a um gene e copia a sequência de nucleotídeos dele.
  • Tradução: a informação é recebida do RNA mensageiro e os códons são formados dando origem a uma nova cadeia polipeptídica seguindo as instruções do código genético.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.