11 Comidas típicas da África: Pratos tradicionais e principais alimentos

Uma das culturas mais ricas do mundo, as tradições africanas estão muito presentes no cotidiano brasileiro. Mas você conhece as comidas típicas da África?

O continente africano é gigantesco. Por isso, em cada um de seus países e regiões a culinária é única. Porém, independente de qual seja, elas são extremamente ricas e singulares. É muito comum que as pessoas pensem na África de forma homogênea, mas ao contrário disso, sua diversidade cultural é impressionante.

Nos países africanos e em quaisquer outros países do mundo, a culinária é um dos principais pontos de expressão da cultura. Fatores como os alimentos regionais, o país colonizador, as tradições e a forma de preparo, conferem à comida típica características que refletem a identidade de um povo.

O Brasil, em especial, é um país muito marcado pela influência das comidas típicas da África. Durante o período colonial, estima-se que entre 4 e 5 milhões de africanos escravizados tenho sido trazidos ao país. Junto com eles, ainda que duramente repreendidas, vieram suas tradições e costumes, incluindo a culinária. Você sabe quais são as comidas típicas da africa? Fizemos uma lista com as principais comida africanas.

Principais comidas típicas da africa

Chakalaka

Chakalaka - Comida tipica da africa

É bastante provável que ele tenha se originado nas favelas da África do Sul. A versão mais comum para o surgimento é que as empregadas domésticas passaram a acrescentar legumes e molho de tomate dentro das latas de feijão. Hoje, é servido com pães, mas há quem o aprecie como um molho para acompanhar carnes.

Malva Pudding

Malva Pudding - Comida tipica africana

Tradicional da África do Sul, o malva pudding (ou pudim malva) é muito semelhante a um bolo. Os principais ingredientes de sua preparação são a geléia de damasco e o açúcar mascavo. Justamente pela presença desses ingredientes é que ele possui uma cor mais escura. É um prato bastante doce e o jeito mais tradicional de servi-lo é ainda quente, e acompanhado por sorvete ou um creme de baunilha.

Bobotie

Bobotie - Comidas tipicas africanas

O bobotie é um dos pratos mais famosos da cultura africana. Suas origens remetem-se a Cape Malay. Geralmente consumido como acompanhamento do famoso arroz amarelo, ele constitui-se em um cozido de carne moída, pão, leite, castanhas, cebola, curry, passas e damascos.

Arroz amarelo

Arroz Amarelo - Comidas tipicas da africa

Um dos maiores símbolos da culinária africana, o arroz amarelo é tradicionalmente servido em almoços, quase sempre como acompanhamento de outros pratos. É bastante simples, sendo que as principais características são o sabor agridoce e a coloração amarela por conta do açafrão. Leva, ainda, uva-passa escura, canela, manteiga e açúcar.

Kitcha fit-fit

Kitcha fit-fit - Comida Africana

Da região do “Chifre da África” (Horn of Africa), o kitcha fit-fit, mais precisamente, é típico da Eritréia. Lá, ele é servido durante o café. Trata-se de um combinação de um pão local e uma manteiga temperada. Ambos são misturados ao berbere, que é um tempero quente e de cor avermelhada.

Xalwo

Xalwo - Comida Africana

Característico da cultura da Somália, o xalwo é uma adaptação de halva. É um doce servido em festas, celebrações e ocasiões especiais, como os casamentos. Leva amido de milho, açúcar, manteiga ghee, cardamomo em pó e noz-moscada. Para incrementar o sabor, algumas receitas levam amendoim, conferindo mais textura e sabor ao prato.

Melktert

Melktert - Nome de comida Típica Africana

Um dos exemplo da influência dos colonizadores europeus, essa sobremesa é inspirada na mattentaart, que é originária da holanda. É típica da África do Sul e geralmente é consumida gelada e polvilhada com canela. A melkert é uma torta de leite com massa crocante e recheio cremoso.

Couscous

Couscous - Comida da Região Africana

O couscous africano em nada lembra o prato típico do nordeste brasileiro. Lá, ele é feito a partir da semolina, que é um pequeno grão de trigo duro. Depois de cozido no vapor, o prato ganha acompanhamento de legumes e carnes. É um alimento básico de toda a região norte da África, com destaque para o Marrocos, Tunísia, Líbia, Mauritânia e Argélia.

Uglai

uglai - Comida da africa

Representante do leste africano, o uglai, dependendo do local, também pode ser chamado de sima ou posho. É feito a base de fubá ou farinha de milho, que são misturados com água, adquirindo uma consistência pastosa ou semelhante a uma massa. Tradicionalmente é servido com repolho temperado e refogado.

Koeksisters

Koeksisters - Comida Africana

Para nós, brasileiros, o koeksisters lembra muito um bolinho de chuva. Apesar disso, ele guarda muitas particularidades. Também é frito, mas ao invés de ser passado no açúcar canela, ele é banhado em uma calda feita com açúcar, limão e especiarias. Outra diferença está no formato, que ao invés de redondo, lembra muito uma trança.

Kingklip

Kingklip - Comida Africana

É um dos pratos mais famosos do litoral sul africano. Trata-se de um peixe de coloração rosada, que geralmente é servido em postas ou inteiro. Por conta da influência inglesa, pode ser servido também no formato “fish and chips” ou seja, acompanhado de batatas fritas.

Confira também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.