Comidas típicas da Itália – 17 pratos que você precisa provar

Berço da gastronomia mundial, a culinária italiana é referência quando o assunto são as massas e carnes. Confira nossa lista com algumas das comidas típicas da Itália mais conhecidas.

Você sabia que a culinária italiana não se resume apenas às massas? E que possui fortes influências da cozinha mediterrânea?

A cozinha italiana é conhecida e apreciada no mundo todo. A refeição é comumente dividida em três: o antepasto (antes da refeição), que são os pratos leves, como as saladas e frutas, os pratos principais e as sobremesas. 

Criações como a pizza e a lasanha são reconhecidas mundialmente e são resultado transformações dos séculos, sobretudo na Idade Média com a influição política e social dos árabes e normandos. 

Mas engana-se quem acredita que a culinária italiana se baseia apenas nas massas como o ravióli e o spaghettis sempre acompanhado de um bom vinho. Pratos como a bruschetta, risoto, alcachofras à romana e ossobuco, também refletem as raízes culinárias do país. 

Se quer saber mais sobres essas iguarias de dar água na boca, confira nossa lista com as mais conhecidas comidas típicas da Itália.

Comidas típicas da Itália

O cardápio de comidas típicas italianas é bastante rico e variado. Dentre as opções de pratos mais conhecidos e consumidos temos:

1 Risoto

Risoto

Risoto em tradução do italiano quer dizer “arrozinho”. O prato, que teve sua origem na região norte da Itália, na cidade de Lombardia, é um dos mais requisitados em restaurantes. 

Em sua receita inicial, era composto basicamente por arroz levemente tostado com cebola, alguns legumes e manteiga. Apenas alguns anos depois é que foram sendo inseridos ingredientes como frutos do mar e outras carnes.

O risoto mais comum é o de açafrão.

2 Lasanha

Lasanha

É impossível falar de comidas típicas italianas sem citar a famosa lasanha à bolonhesa.  A origem da sua palavra vem do grego “lasanon” e significa “pote de cozinha”. A associação surgiu porque antigamente a lasanha era preparada e servida nesses recipientes.

O prato consiste em camadas de massas recheadas com queijo e molhos branco (bechamel) e de carne com extrato de tomate (bolonhesa). Em relação aos queijos, na Itália utiliza-se o parmesão e a ricota. 

3 Bruschetta

Bruschetta

Apesar de pouco conhecida pelos brasileiros, a bruschetta é muito apreciada pelos italianos e europeus.

Com uma receita simples e fácil, o prato é composto basicamente de torrada, azeite, pimenta, alho, manjericão e sal, levemente assados.

Servida como um antepasto (antes da refeição principal), a palavra tem origem do italiano, da palavra “bruscatto” (torrado ou tostado). 

Já em relação à época e lugar, acredita-se que a bruschetta tenha surgido no período da Antiguidade antes de Cristo, nas regiões de Lazio e Abruzzo. Crê-se que o prato nasceu da sua necessidade de se aproveitar o pão velho pelos camponeses.

4 Ossobuco

Ossobuco

Para quem não sabe, o ossobuco é uma carne retirada da parte traseira da perna do boi ou da vitela.

A peça tem o formato arredondado, com um pedaço de osso no meio, feito de tutano, ingrediente rico em proteínas e com alto valor nutritivo.

Sua origem foi na cidade de Milão, o preparo do prato leva algumas horas, sendo acompanhado por molhos à base de vinho tinto, legumes e especiarias. O risotto de açafrão é um ótimo acompanhamento para o ossobuco.

5 Alcachofras à Romana

Alcachofras à Romana

Seu preparo é mais comum durante a primavera, época de maior produtividade das alcachofras. 

Teve origem na cidade de Roma, na Itália, e seu preparo consiste na lavagem e cozimento das flores, onde recebem posteriormente temperos e especiarias, como a mentuccia (erva típica de Roma), alho, azeite, limão siciliano, tomilho, sálvia e etc.

6 Olive all’Ascolana (Azeitonas à Ascolana)

Olive all’Ascolana (Azeitonas à Ascolana)

Para os fãs de um bom aperitivo, vai aí uma receita de dar água na boca. O prato de finger food (comida para se comer com a mão), nasceu na região de Marche, mais precisamente na cidade de Ascoli Piceno. Acredita-se que a receita original tenha sido criada por volta do ano de 1.800 pelos cozinheiros encarregados em servir as famílias reais.

Em seu preparo, utiliza-se a variedade de azeitona “ascolana tenera”, de tamanho maior e com mais polpa do que as de uso comum. Além disso, outros ingredientes usados na receita estão carne moída, panceta, farinha de trigo, queijo ralado, tomate, ovo e pimenta do reino.

7 Piadina Romagnola

Piadina Romagnola

A piadina romagnola é um pão típico italiano bastante antigo. Acredita-se que os povos antigos romanos tenham aprendido a técnica de sua fabricação com os povos do Oriente Médio, como os palestinos e gregos bizantinos).

É comumente servido com outros acompanhamentos, como queijos e presuntos italianos, verduras e carnes, além de outros tipos de recheios. A piadina é uma excelente refeição para quem busca pratos leves, fáceis de preparar e ao mesmo tempo saborosos.

8 Bisteca Fiorentina

Bisteca Fiorentina

Típica da região da Toscana, a carne da qual consiste o prato é considerada como sendo umas das mais nobres do mundo. O insumo é extraído das vacas da raça Chianina.

 Em termos de comparação, aqui no Brasil essa bisteca corresponde ao filé-mignon, contra-filé e alcatra. A diferença está na raça do animal que foi extraída a peça de carne.

É comumente preparada na brasa e temperada com especiarias como pimenta moída, azeite e ervas. O acompanhamento mais comum é a famosa salada de favas seguida por rodelas de limão siciliano.  

9 Cacio e Pepe

Cacio e Pepe

Tida como a massa simples e fácil da culinária italiana, a iguaria é muito simples de ser preparada. O prato tem origem a partir do queijo de mesmo nome e que é um dos ingredientes que compõe a receita: o pecorino ou cacio (queijo de ovelha) e na pimenta do reino preta (pepe).

Acredita-se que seu surgimento remonta a 3.000 anos antes de Cristo, tendo sido o principal alimento para os pastores e camponeses. 

Os ingredientes para preparar um Cacio e Pepe são a massa de espaguete nº 5, pimenta do reino e o queijo cacio.

10 Trippa Alla Romana (Tripa à Romana)

Trippa Alla Romana (Tripa à Romana)

Tradicional da região do Lácio, a receita da Trippa Alla Romana ganhou força na cidade de Roma, sendo considerado o alimento mais consumido pela classe pobre da capital. Hoje em dia ganhou o status de requintado por parte da comunidade gastronômica mundial.

Seu preparo é feito com uma das partes menos nobres do boi: as tripas. Há também ingredientes como o guanciale, a erva mentuccia e o queijo pecorino em seu preparo.

11 Pizza Marguerita

Pizza Marguerita

Um dos alimentos mais consumidos no mundo, a pizza é sem dúvida o maior e mais conhecido prato típico da cozinha italiana

Sua origem remonta o ano de 1889, onde foi servida pela primeira vez ao Rei Umberto I e à rainha Margherita de Savóia. Inclusive, a alcunha da pizza foi dada em homenagem a monarca. Seu criador foi Raffaele Esposito

Acredita-se que os ingredientes escolhidos para o preparo foram pensados como sendo representações das cores da bandeira da Itália (verde, branco e vermelho). 

12 Espaguete a carbonara

Espaguete a carbonara

Modalidade do espaguete, o prato surgiu da região da Umbria e era preparado sobre grelhadores de carvão vegetal. Daí a origem do nome: carbonara (carvão em italiano).

O preparo da receita consiste em misturar a massa do espaguete em ovos, queijo pecorino e parmesão, pimenta preta, azeite ou manteiga. Em algumas opções, coloca-se pequenos pedaços de bacon ou de carne de porco. 

13 Bucatini All’Amatriciana (Molho à Matriciana)

Bucatini All’Amatriciana (Molho à Matriciana)

Aqui temos dois ingredientes bastante conhecidos entre os italianos: o bucatini ( massa de espaguete mais grossa e com um furo no meio) e o molho à Matriciana ( feito com tomate, queijo pecorino, azeite, e o famoso guanciale, que nada mais é do que a bochecha de porco curada.

A origem do nome provém da palavra “amatrice” que significa “amada” ou “amante”. Originária da região do Lácio, a receita surgiu da necessidade dos camponeses em se alimentarem durante os períodos de longas viagens.

14 Arancini

Arancini

Tipicamente italiano, o Arancini é o famoso bolinho de arroz empanado italiano. Tradicional da culinária da ilha da Sicília, é geralmente preparado com as sobras de outro prato italiano muito conhecido, o risoto.

A origem do nome deriva da palavra “arancia”, que significa “laranja” em italiano. Possui o formato arredondado (bolinhas) que remetem à laranjas. Acredita-se que a inspiração para criar o prato tenha vindo dos árabes que faziam bastante uso de carnes, especiarias (açafrão) e ervas.

15 Tiramisu

Tiramisu

Dentre tantos pratos salgados, não podíamos esquecer das sobremesas. O tiramisu é sem dúvida o doce tipicamente italiano mais conhecido

Tem como base biscoito, chocolate, café e creme de mascarpone. A origem do seu nome está ligada à palavra italiana “tirami sù” que significa “puxe-me para cima”.

O prato foi criado no século XVI por pasteleiros toscanos em referência ao duque Cosme III de Médicis.

16 Gelato

Gelato

É o sorvete artesanal italiano. Diferentemente das receitas comuns de sorvete, no gelato utiliza-se menos leite, gordura e açúcar. Em seu preparo, os ingredientes são mais frescos e naturais, nozes, leite fresco e abacate.

Outra característica interessante da sobremesa é a incorporação de ar na receita. Isso mesmo, ar. É ele que garante a suavidade, leveza e cremosidade. Geralmente, utiliza-se as frutas da estação em seu preparo, sem o uso de conservantes, corantes ou aromatizantes artificiais em seu preparo.

17 Cannoli

Cannoli

O cannoli é sem dúvida a sobremesa italiana mais conhecida no mundo. Trata-se de uma massa em formato de tubo, frita e recheada com os mais diversos sabores, sendo o mais clássico o de creme de ricota.

Oriunda da Sicília, o prato surgiu durante a dominação árabe na região sul da Itália, por volta do ano de 75 d.C. Fato curioso: o cannoli simboliza o amor e a união entre o homem e mulher, respectivamente representados pelo biscoito (virilidade) e pelo recheio de creme de ricota (doçura, suavidade e delicadeza).

Ficou tentando a experimentar algum desses pratos? Deixe nos comentários sua opinião sobre qual mais te chamou atenção e, se já experimentou algumas dessas deliciosas iguarias, conte-nos como foi sua experiência.

Veja também: 

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.