Comidas Típicas de Portugal

As influências mediterrâneas presentes da cozinha portuguesa, os principais ingredientes usados e os pratos tradicionais da “comida da terrinha”.

Portugal é o exemplo prático da expressão “tamanho não é documento”. Apesar de sua pequena extensão, guarda uma importante herança secular na arte, educação e literatura. Terra de Camões, Saramago e Fernando Pessoa, a “terrinha”, como é carinhosamente conhecida, é dona de uma gastronomia muito rica e cheia de bons ingredientes.

Famosa pela produção de vinhos, azeite de oliva e azeitonas, a nação pratica a dieta típica mediterrânea, baseada em peixes, frutos do mar e legumes. Por isso, vai ser difícil encontrar restaurantes que misturem carboidratos. Em contrapartida, é impossível não se esbaldar com a imensa variedade de entradas, sopas e sobremesas.

Resultado de influências atlânticas e mediterrânicas, graças ao pioneirismo do país nas Grandes Navegações, a culinária portuguesa apresenta notável variedade regional, apesar de se tratar de um país pequeno. Os pratos típicos de cada região refletem a paisagem, patrimônio cultural e recursos disponíveis.

Principais ingredientes

A culinária típica portuguesa possui pratos que diferem conforme a região, mesmo diante da pequena extensão territorial do país. Porém, alguns ingredientes são comuns na maioria das receitas, como azeitona, azeite, pão e vinho. As conquistas territoriais no além-mar logo incorporaram outros ingredientes, como especiarias, açúcar, feijão e batata.

Outros elementos bastante frequentes nos pratos portugueses são o bacalhau, preparado às “mil e uma maneiras”, carne (bovina, suína e ovina), presuntos, vísceras, além de sopas e frutos do mar. Como veremos, ovos e açúcar são a base da maior parte dos doces, a grande maioria uma herança religiosa.

O uso dos ovos, inclusive, vem da tradição das freiras que viviam na Idade Média. Elas usavam claras de ovos para engomar suas toucas e, evitando desperdiçar o que sobrava, faziam doces com as gemas.

Diferenças com o Brasil

Brasileiros estão entre os turistas que mais visitam Portugal e, também mais se fartam com a culinária portuguesa. No entanto, é interessante salientar algumas diferentes entre os pratos dos dois países. A primeira delas está na linguiça. Por lá, o mais próximo da calabresa que conhecemos é o chouriço.

Trata-se de um embutido de carne e sangue de porco temperado com sal, alho, pimentão, vinho branco. Outro exemplar muito querido pelos portugueses é a alheira, sendo a Alheira de Mirandela a mais conhecida. O embutido de origem judia leva carne de aves, pão, azeite e temperos especiais.

O presunto, assim como conhecemos por aqui, é chamado de fiambre na “terrinha”. Sua produção é quase artesanal e o resultado apresenta sabor e aparência um pouco diferentes das que encontramos por aqui. Ah, e quando for pedir por uma carne “defumada”, substitua o termo por “fumada”, como a modalidade é chamada em Portugal.

As Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa

As Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa foram o resultado de uma promoção do patrimônio histórico e cultural do país. A votação foi feita pelo público, refletindo a gastronomia tradicional, as riquezas de cada região e, claro, os integrantes da boa mesa do país. Os critérios estabelecidos para entrar na disputa foram:

  • receita genuína que envolvesse a tradição do país
  • pelo menos 50 anos de história
  • tradição de preparo em território nacional
  • produção com ingredientes típicos portugueses
  • referência dos hábitos alimentares de uma ou mais regiões
  • afirmação cultural e econômica de uma ou mais regiões
  • representação da diversidade regional enquanto enriquecimento da gastronomia

E, aqueles que atenderam a todos esses requisitos e foram eleitos pelo povo são:

  • Entradas: Alheira de Mirandela (IG) – Trás os Montes e Alto Douro
  • Entradas: Queijo Serra da Estrela – DOP – Beira Interior / Beira Litoral
  • Sopas: Caldo Verde – Entre Douro e Minho
  • Marisco: Arroz de Marisco – Estremadura e Ribatejo
  • Peixe: Sardinha Assada – Lisboa e Setúbal
  • Carne: ‎Leitão da Bairrada – Beira Litoral
  • Doces: Pastel de Belém – Lisboa e Setúbal

Pratos portugueses

Sardinha

pratos típicos de Portugal - Sardinha com Broas e Batatas

Simples assim! A sardinha é um dos peixes mais consumidos em Portugal e está presente em festas religiosas, como aquelas celebradas para São João e Santo Antônio. De fato, a sardinha é um dos símbolos da cultura portuguesa e aparece nos principais pratos do país. Normalmente, é preparada na grelha e servida com batatas cozidas e pimentões verdes.

Bacalhau

Pratos típicos da culinária portuguesa - Bacalhau

Não tem como falar da culinária portuguesa sem mencionar o bacalhau! O peixe é tão tradicional em Portugal que pode ser encontrado em imensa variedade. E a explicação para o consumo está no preço, muito mais baixo do que carne bovina. Por isso, praticamente todas as casas têm o bacalhau à mesa, seja na entrada ou como prato principal.

pratos salgados da culinária portuguesa - Bacalhau

Frito, assado, em forma de bolinho (que lá é chamado de pastel) e até mesmo cru, nas chamadas “punhetas de bacalhau”, uma espécie de ceviche (peixe, cebola, alho, salsa e azeite). Os nomes das receitas são muitos, por isso, prepare-se para ler nos cardápios “Gomes de Sá”, com broa, à brás…No primeiro, é assado com nata e batatas. Uma delícia!

Arroz

lisboa culinária portuguesa - Arroz Tomate

O arroz é bastante presente na culinária portuguesa, muitas vezes como acompanhamento típico da maior parte dos pratos. Porém, é servido sob as mais variadas formas.

O arroz de tomate é o cereal cozido com molho e tempero. Normalmente, é servido com carnes e peixes. O arroz de feijão mistura os dois e, claro, muito tempero.

Arroz e Feijão Português

O arroz de pato, por sua vez, é uma espécie de risoto feito com carne de pato assada no forno. O prato é servido com chouriço por cima. O arroz de marisco, nascido na região de Vieira, leva amêijoas, camarão, mexilhões e outros frutos do mar. A combinação deles vai depender do lugar onde o prato for preparado.

prato típico português - Arroz de Marisco

Caldo Verde

qual e o prato tipico português - Caldo Verde

Um prato que já atravessou o Atlântico e veio parar no Brasil, o caldo verde é feito com azeite, batatas, paio, linguiça, água e couve. Simples e saboroso!

Feijoada

comida tipica portuguesa - Feijoada

Para tudo! Como assim, feijoada? Sim, amigos, a “nossa” feijoada tem origens europeias com fortes indícios de seu preparo em Portugal. Por lá, as mais famosas são a Feijoada Portuguesa e a Feijoada Transmontana, feitas com feijão branco e vermelho, respectivamente. Além da carne de porco, levam mariscos e carne de coelho.

comida de origem portuguesa - Feijoada Trasmontada

Cozido à portuguesa

comida tradicional portuguesa - Cozido

Um prato muito tradicional no país, o cozido à portuguesa é daqueles que te sustentam quase por um dia! A receita leva batata, feijão, nabo, cenoura, couve, carne (todas, de preferência), morcela (um tipo de chouriço) e chouriço (enchido com carne, gordura e sangue de porco).

Leitão assado à Bairrada

comida portuguesa fácil de fazer - Leitão a Barrada

Reparou que os portugueses adoram carne de porco, né? O leitão assado à Bairrada nasceu na região de mesmo nome e foi mencionado em um documento datado em 1743.

Francesinha

francesinha comida portuguesa

É aquele prato que o turista experimenta e quer repetir todos os dias! A francesinha é uma comida portuguesa criada na região do Porto e é no norte português que é melhor preparado. O prato é feito com pão, chouriço, bife, bacon, fiambre, queijo, ovo e molho de vinho do Porto, além de tomate e pimenta. Para acompanhar, batatas fritas.

Açorda de Mariscos

comida de origem portuguesa - Açorda de Marisco

O prato é feito à base de frutos do mar, levando berbigão, camarão, moluscos, caldo de peixe, pão, ovos e temperos.

Alheira

Comida Típica de Portugal - Alheira

Sabe a linguiça? Então, a alheira é algo do tipo, recheada com carnes de caça, aves ou bovina. O prato foi inventado por judeus que fugiam da Inquisição. Você pode encontrá-la defumada, frita ou assada, além de opções envolvidas em uma espécie de massa folhada.

Carne de Porco à Alentejana

 prato típico da região do Alentejo - Carne de Porco à Alentejana

O prato típico da região do Alentejo, combina amêijoas e carne de porco frita cortada em cubos.

Broa

cultura portuguesa comida - Broa

Esqueça a broa típica da nossa cozinha, pois apesar de ambas serem deliciosas, as receitas são bem diferentes. A broa portuguesa é feita com pão de milho e centeio, normalmente servida como entrada das refeições ou ralada sobre peixes.

Queijo

Ah, os queijos de Portugal! Tão populares quanto o bacalhau, o vinho e os pasteizinhos de Belém, os queijos vieram para mostrar ao mundo por que devemos fazer dieta antes de viajar ao país! O queijo da Serra da Estrela é um dos mais simbólicos. Considerado como uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal, é o mais antigo do país.

Queijo Português

Essa herança cultural é feito com queijo de cabra e seu processo de maturação leva mais de 30 dias. O resultado é uma peça bem cremosa por dentro e envolta por uma casquinha. O queijo de Azeitão é tradicional da região de mesmo nome, no distrito de Setúbal. Feito com leite de ovelha, tem denominação de origem protegida.

Queijo de Portugal

Doces Portugueses

Pastel de Nata

doces típicos de Portugal - Pastel de Nata

O pastel de nata é o Pastel de Belém que conhecemos no Brasil. Mas, atenção! Só encontramos os pasteizinhos de Belém na região de mesmo nome, em Lisboa, capital portuguesa. A receita, inclusive, nasceu nesse lugar e leva turistas a filas quilométricas para experimentar. Os demais, são os tradicionais pastéis de nata, sempre muito gostosos.

Pudim Abade de Priscos

Doces de Portugal - Pudim de Abade de Priscos

Muitos doces portugueses encontram sua origem nos templos religiosos. Esse, por exemplo, nasceu quando o diretor do Magistério Primário Feminino de Braga, no Convento dos Congregados, pediu que o Abade de Priscos ensinasse receitas o colégio. Dali, saiu um pudim feito com toucinho, vinho, canela, caramelo e limão.

Tarte de Amêndoa Algarvia

Doces Portugueses - Tarte de Amêndoa Algarvia

Os doces portugueses são daqueles que comemos de joelhos! Essa receita traz amêndoa caramelizada cujo preparo a deixa com consistência estaladiça.

Pastel de Santa Clara

 doces portugueses tradicionais - Pastel de Santa Clara

Mais um doce com origens religiosas, dessa vez, nascido no Convento de Santa Clara, na cidade de Coimbra.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.