20 Comidas Típicas do México – Muita pimenta, milho e vegetais

As comidas típicas do México ganharam da Unesco o título de patrimônio cultural da humanidade. A culinária picante é marcada pela cultura asteca e espanhola.

As comidas típicas do México surgiram a partir de práticas e ingredientes dos povos pré-colombianos.

Em particular, os astecas foram quem deixaram a maior herança gastronômica para o país.

Com a chegada dos espanhóis posteriormente, outros costumes e produtos também foram introduzidos, dando origem à culinária tradicional mexicana.

Os povos nativos consumiam pratos a base de milho, a tortilla com feijão e ervas é um bom exemplo. Uma série de outros produtos como vinho, arroz e carne de gado foram trazidos pelos colonizadores, além de especiarias e outros temperos.

A maioria dos ingredientes típicos mexicanos são de origem pré-colombiana e junto com outros alimentos trazidos por europeus, constituem a base dos pratos principais. Por exemplo, na quesadilla, o queijo e a carne de vaca foram introduzidos pelos europeus.

Já a tortilla e  chili são feitos a base de milho, o principal ingrediente nacional.

A comida mexicana é marcante, o sabor  picante é muito popular em todo o mundo. Devido a algumas das práticas tradicionais usadas no cultivo de ingredientes e outras técnicas pré-colombianas, é considerada Patrimônio Intangível da Humanidade, pela Unesco, desde 2010.

Quais são as comidas típicas do México?

1 Tortilla

Tortilla

É um tipo de panqueca feita de milho ou trigo que originou outros diversos pratos mexicanos, como o burrito e o taco.

Pode ser feita com batata e ovos, e ser servida quente, tostada ou fria; como prato principal, acompanhamento ou aperitivo.

Existem variações da tortilla:

  • Enchillada: tortilla com recheio de frango, carne moída ou queijo. É cozida no chilli, o que a deixa bem apimentada
  • Quesadilla:tortilla com recheio de queijo
  • Panucho: Tortilla frita com purê de feijão.
  • Tostada: Tortilla frita com frango, vegetais, tomate, feijão, queijo ralado, chilli e coentro

2 Burrito

Burrito

Preparado com massa de tortilla, é servido enroladinho e os recheios variam bastante. Pode ser recheado com carnes, queijo, tomate, feijão, chili, entre outros.

3 Taco

Taco

Também pode ser considerado um tipo de Tortilla. É preparado com a massa tradicional de tortilla e servido com recheios diversos.

Os mais comuns são carnes, queijo, feijão, chili, , tomate e outros mais.

4 Nacho

Nacho

Os nachos são comumente feitos fritando a massa de tortilla e são  bem crocantes. Possuem formato triangular que lembra os Doritos. Os nachos são servidos com vários molhos e acompanhantes, como pimenta, chili, carne moída e cheddar.

5 Guacamole

Guacamole

Consiste basicamente numa espécie de purê de abacate apimentado. Pode levar tomate, cebola e limão. O guacamole também é recheio para tortilla ou guarnições em vários pratos.

6 Tamales

Tamales

Tamales lembram bastante a nossa pamonha. Se trata de massa de milho misturada com gordura que é envolta em folhas de milho ou de bananeira.

Os tamales podem ser recheados com uma variedade de carnes ou vegetais porco e frango, feijões ou vegetais, cogumelos, pimentão e abobrinha.

Também há versões doces, com frutas e muitas vezes colorido com corante rosa.

7 Mixiote de carne

Mixiote de carne

Guisado de carne preparado numa película que se desprende das folhas de uma planta típica conhecida como Agave.

8 Mole Poblano

Mole Poblano

O Mole Poblano não é exatamente uma refeição. É um molho tradicional mexicano feito com chocolate e pimenta. É consumido principalmente em casamentos e festas de aniversário, bem como outros eventos familiares.

9 Chiles en Nogada

Chiles en Nogada

O chiles en nogada é um prato originário da região de Puebla, no centro do México, que consiste em uma pimenta poblano recheada com uma mistura de carne, frutas e especiarias, chamada de picadillo. Essa pimenta é coberta com um molho de nozes chamado “nogada”. Por fim, são salpicadas sementes de romã sobre o prato.

10 Pozole

Pozole

Pozole é um prato pré-hispânico que consiste em um caldo picante com milho e carne de porco ou frango. O milho era uma planta sagrada para os astecas e, portanto, o pozole era consumido como um prato ritual ou comemorativo.

Existem três tipos de pozole, o rojo (vermelho), o blanco (branco) e o verde, e como em qualquer prato nacional, existem variações regionais e familiares.

11 Chilaquiles

Chilaquiles

Chilaquiles é um prato popular de café da manhã no México.  Consiste em tortilhas de milho que são fritas, depois cozidas em molho verde ou vermelho e polvilhadas com queijo.

É frequentemente servido com feijão frito (frijoles), ovos e às vezes com guacamole, carne desfiada ou frango. Esse prato é conhecido com um famoso cura ressaca.

12 Pambazo

Pambazo

Esse é um exemplo icônico da comida de rua da Cidade do México. Os pambazos são pães brancos recheados com batata e chouriço, depois mergulhados em um molho quente de pimenta vermelha, o que dá ao pão sua famosa coloração.

13 Esquites

Esquites

Os esquites são saladas feitas com grãos de milho cozidos, arrancados da espiga e misturados com pimenta em pó, creme, queijo e às vezes maionese.

14 Aguachile

Aguachile

Aguachile é um prato mexicano da costa do Pacífico, feito com camarão marinado em suco de limão, pimenta e sal marinho.

15 Chapulines

Chapulines

Os chapulines (gafanhotos) são um lanche popular no estado de Oaxaca. Eles são torrados e cobertos com sal de gusano, um sal misturado com pimenta e vermes em pó.

Chapulines pequenos costumam ser polvilhados em cima de guacamole ou outros pratos. Eles também podem ser servidos como aperitivo, ou colocados em tacos e quesadillas.

16 Alegría

Alegría

Um doce de amaranto e mel , ou açúcar. O amaranto é um cereal com mais proteína que outros como o trigo, arroz ou milho; e não contém glúten. Um doce saboroso e nutritivo.

17 Polvorón

Polvorón

Biscoito amanteigado mexicano, um doce simples e prático de preparar. A receita pode levar nozes e essência de baunilha.

18 Garapiñados

Garapiñados

Amendoim, nozes e/ou amêndoas, cobertas com uma calda de açúcar quente que quando seca cria uma camada grossa e crocante.

19 Elote 

Elote 

O elote é uma espiga de milho cozida acompanhado de vários molhos, sal e pimenta. É encontrado como comida de rua nas grandes cidades.

20 Chilli com carne 

Chilli com carne 

Carne moída com feijão e molho de tomate apimentado. Pode ser servido como recheio para nachos, tortilla ou guarnições.

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.