Como cuidar de orquídeas

Saiba tudo sobre o cultivo dessas plantas muito usadas na ornamentação de ambientes.

As orquídeas são plantas muito usadas na decoração de casas e jardins, mas elas precisam de alguns cuidados para se manter bonitas o tempo todo e florescer uma vez por ano.

Separamos algumas dicas de cuidados para sua orquídea ficar sempre bonita e bem cuidada. Confira a seguir como cuidar de orquídeas!

Como cuidar de orquídeas no vaso

O vaso de barro é mais indicado para as orquídeas. Eles possuem maior porosidade e são mais eficientes na drenagem da água.

Isso não quer dizer que se sua orquídea está em um vaso feito de outro material ela não vá sobreviver. Você só precisa ter mais cuidados que não haja acúmulo de água que deixe as raízes encharcadas.

Ainda no vaso, é necessário que você observe se a planta está muito em cima, próxima à abertura do vaso. Se estiver, é melhor trocar o vaso por um maior, de forma que ela fique pelo menos dois dedos para baixo do limite do vaso.

A base de substrato do vaso deve ter lascas de fibra de coco seca e um pouco de musgo, assim ele estará bem drenado e, ao mesmo tempo, irá reter um pouco de umidade.

Cuidados básicos com a orquídea

As folhas das orquídeas na maioria das vezes não toleram Sol direto, por isso, elas devem ser colocadas em locais com luz indireta ou sem exposição ao Sol por longos períodos.

Se for possível, na hora da rega, molhe também as folhas das orquídeas, você pode colocar o vaso embaixo d’água e deixar escorrer bem.

As orquídeas devem ser regadas sempre que o substrato estiver seco e, é recomendável utilizar um bom adubo para repor os nutrientes necessários para que a planta se desenvolva.

Os adubos químicos agem rapidamente nas orquídeas, mas devem ser colocados na quantidade certa, pois em excesso podem prejudicar as plantas.

Como cuidar das orquídeas
Como cuidar das orquídeas.

Lugar apropriado para cultivar sua orquídea

Encontrar um local apropriado para sua orquídea é umas das principais medidas para ter plantas bonitas o ano todo.

Elas devem ficar onde recebam luz indireta e seja sempre bem arejado. Se você escolher deixar sua orquídea no jardim e ela for epífita, experimente colocá-la presa a uma árvore.

Tenha cuidado para que sua planta não seja atacada por doenças e pragas, pois elas podem matá-la. Manter os cuidados adequados de rega e luminosidade podem ajudar a sua planta a permanecer saudável.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.