Como cuidar de violetas

Continue lendo para aprender a cuidar dessas plantas lindas e românticas que podem enfeitar diversos ambientes.

As violetas são plantas de pequeno porte, que possuem em média 15 cm, e são muito usadas na decoração de ambientes internos de casas e apartamentos.

Elas possuem folhas arredondadas que apresentam verde intenso para contrastar com as flores coloridas, pequenas e numerosas.

As violetas apresentam pelo menos 250 variedades de flores e, no Brasil, são encontradas plantas com flores brancas, lilás, roxas, rosas e bicolores.

Violetas

Como cultivar violetas

As violetas são plantas fáceis de cuidar e podem ser cultivadas em jardins ou vasos. Elas precisam de pequenos cuidados para que cresçam fortes e exibam flores bonitas para enfeitar sua casa.

O primeiro cuidado é escolher o local onde as violetas serão cultivadas, tanto nos canteiros quanto nos vasos, elas precisam de locais com meia sombra, onde recebam boa luminosidade, mas que não estejam diretamente expostas ao Sol.

Violetas

O pH do solo deve ser neutro e a distância entre uma planta e outra no jardim deve ser de 30 cm para que as plantas se desenvolvam sem prejudicar umas às outras.

Lembre-se de manter o substrato sempre úmido, mas não encharcado. Se você mora em um local muito seco, em algumas épocas do ano pode ser necessário fazer mais de uma rega por dia.

Se sua violeta estiver em um vaso, prefira os de cerâmica ou barro e lembre-se de adubar a terra com fertilizantes a base de ureia sempre que for necessário.

Violetas

As violetas sobrevivem melhor em temperaturas mais amenas, ou seja, os locais onde não haja grande variação térmica.

Nas regiões muito quentes, prefira deixar suas violetas em locais com mais sombra e regar mais vezes. Já nos locais mais frios, não deixe a planta tão abafada, escolha locais onde tenha boa luminosidade.

Na hora da rega, é importante colocar a água na terra e evitar molhar demais as folhas e flores da violeta, assim você evita que elas fiquem amareladas.

Também é importante ficar atento a quantidade de água, pois as violetas são plantas sensíveis a ambientes muito úmidos, lembre-se sempre de verificar se a terra ainda está úmida antes de regar novamente.

Esporadicamente, faça podas das folhas da violeta limpando as mais velhas ou murchas, fazendo com que sua planta fique sempre bonita.

Veja também:

Cultivo de plantasplantas ornamentais