Como cultivar hortelã – Aprenda como plantar, cuidar e outras dicas importantes

Continue lendo para aprender os principais cuidados para sua erva hortelã ficar linda e aromática.

A hortelã é uma das ervas mais conhecidas do mundo. Ela possui sabor e aroma marcantes, por isso, é muito usada na culinária e também para sucos e drinks.

Se você também ama essa erva e gostaria de tê-la sempre fresquinha em casa, temos algumas dicas de como cultivar hortelã.

Como plantar hortelã?

O primeiro passo é conseguir uma muda de hortelã em lojas de jardinagem, supermercados, feiras ou, quem sabe, com aquela sua amiga ou vizinha que já tenha hortelã em casa.

Se você não encontrar uma muda de hortelã pronta para comprar, é muito fácil fazer uma. Basta cortar um galho e deixá-lo em um copo com água filtrada até as raízes começarem a aparecer.

Como cultivar hortelã - Enraizamento
Como cultivar hortelã – Enraizamento.

É importante que o copo esteja em um local bem iluminado e arejado. Você pode trocar ou completar a água à medida que ela for evaporando.

Esse processo de enraizamento também pode ser feito direto em um potinho com terra adubada, mas costuma demorar mais que na água.

Minha muda enraizou, e agora?

Geralmente, as mudas de hortelã são plantadas em vasos e canteiros que precisam ter pelo menos 30 cm de diâmetro para que ela se desenvolva bem.

Essa é uma planta que precisa de muita água, por isso, prefira substratos que retenham água, mas não fiquem encharcados.

A hortelã é uma planta invasora, ela toma conta do espaço em que é plantada, por isso, não é bom colocar ela junto com nenhuma outra planta.

Se você plantar sua muda num canteiro, lembre-se de deixar pelo menos 30 cm de distância entre ela e as outras espécies de plantas.

Como cultivar hortelã
Como cultivar hortelã

Como deve ser o solo?

Para que sua muda de hortelã se desenvolva bem, o solo deve ser fértil e com muita matéria orgânica. Nos vasos, além da terra fértil, você pode investir em um sistema de drenagem composto por argila expandida e manta bidim.

Coloque a argila no fundo do vaso, a manta sobre a argila e 1/3 da quantidade de terra necessária para encher o vaso.

Nesse momento coloque a muda de hortelã no vaso e acomode as raízes para que fiquem totalmente cobertas por terra.

Adicione a quantidade de terra suficiente para sustentar a planta e, se for necessário, utilize dois palitos de madeira para que a planta fique ereta e tenha seu crescimento estimulado.

Como cuidar de hortelã?

A hortelã é uma erva que prefere receber luz solar direta, preferencialmente, durante a manhã. As regas devem ser feitas sempre que o solo estiver seco.

É preciso levar em consideração o local onde você mora e as estações do ano porque pode ser necessário regar duas a três vezes ao dia, em algumas épocas.

A adubação do solo deve ser feita mensalmente durante o crescimento da planta e, depois, sempre que for necessário, ou seja, quando você notar alguma alteração nas folhas ou nos ramos.

Quando posso colher minha hortelã?

Quanto mais desenvolvida estiver sua planta de hortelã, mais aroma e sabor ela terá. Por isso, deixe para colher as primeiras folhas quando você notar que a planta já dobrou de tamanho e tem folhas desenvolvidas.

Como cultivar hortelã em vaso
Como cultivar hortelã em vaso

Depois de adulta, o ideal é manter uma rotina de colheita para que a planta mantenha boa qualidade de folhas. Corte apenas a parte superior dos galhos e nunca mais do que 1/3 de toda a planta, para evitar o estresse dela.

Aproveite para criar novas mudas durante suas colheitas, assim você pode presentear outras pessoas.

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.